Ir para o conteúdo principal

Limpeza das margens do Rio Taquari já tem data definida

A limpeza das margens do Rio Taquari volta a mobilizar a comunidade, no dia 25 de março, das 9h às 13h, no Camping Municipal. A CERTAJA Energia, uma das organizadoras da ação ambiental, ao lado da Patrulha Ecológica Voluntária de Taquari, empresas, entidades e órgãos públicos, convida os taquarienses a se engajarem na iniciativa, realizada anualmente.

Desde 2010, cerca de 15 toneladas de lixo foram retiradas das margens do rio. Em 2022, após interrupção de dois anos, em função da pandemia de Covid-19, a iniciativa voltou a ser realizada, com o recolhimento de 1,5 tonelada de materiais descartados de modo inadequado, compostos, principalmente, por garrafas PET, artigos plásticos, cadeiras e pneus.

Leandro Vargas, nome à frente do setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SESMA) da Cooperativa, destaca que a mobilização em prol da ação beneficia toda a população taquariense.

“Fica o nosso chamado, aos que já participaram, para que estejam conosco em mais uma edição, e aos que ainda não participaram, para que se envolvam, não somente nesta, mas em outras ações ambientais e sociais”, convida.

O engenheiro ambiental ressalta que a iniciativa é fundamental na preservação do desenvolvimento das espécies nativas do bioma do rio, melhorando a qualidade da água que é consumida pelos habitantes. “Além disso, a remoção do material facilita a navegação das embarcações. Por ser um dos pontos turísticos de Taquari, a ação realizada nas margens do rio torna o local ainda mais aprazível para a comunidade que o frequenta”, comenta Vargas.

João de Souza Rolim, coordenador da Patrulha Ecológica Voluntária de Taquari, enfatiza que o trabalho é, acima de tudo, de conscientização. “Por isso que se levam jovens, crianças. Para que participem e levem a ideia para os seus pais; para que todo mundo, em conjunto, possa cuidar, preservar as nossas águas”, observa. “Sem água não há vida. Nosso rio ainda tem o privilégio de, com a nossa ação, permanecer bem mais limpo que outros”, acrescenta.

Quem são os parceiros da ação?

A limpeza das margens do Rio Taquari faz parte do cronograma das atividades alusivas ao Dia C – Dia de Cooperar. São parceiros: CERTAJA Energia, CERTAJA Desenvolvimento, Prefeitura Municipal de Taquari, Chico Florestal, ADAMA, Dexco, CORSAN, Adelso Material Elétrico, Transportadora Medeiros, Motasa, Posto Frizzo, SICREDI, Estaleiro, Rotary Club, Escola Pereira Coruja, Defesa Civil, Patrulha Ecológica Voluntária de Taquari, Colônia de Pescadores, Associação dos Barqueiros, Náutica Taquari, Corpo de Bombeiros e voluntários.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da CERTAJA Energia