Ir para o conteúdo principal

Presidente do Sistema Ocergs defende discussão de política estruturante para a Proteína Animal

Os impactos dos três últimos anos de estiagem na pecuária de leite e os desafios e oportunidades do segmento foram tema de debate do 10° Seminário Regional da Atividade Leiteira, no evento Campo em Debate, promovido pela RBS TV no dia 24 de fevereiro, no auditório central da ExpoAgro Cotricampo, em Campo Novo/RS. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, integrou o painel e ressaltou a importância do diálogo com o poder público para a implementação de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento da atividade leiteira e de toda cadeira produtiva da proteína animal.

Entre os desafios do setor, Hartmann destaca a irrigação, energia trifásica para as propriedades dos produtores rurais, assistência técnica, alimentação e custos médios de produção como pontos fundamentais para o setor se tornar mais competitivo.

“Precisamos de investimentos do Estado nas linhas trifásicas e também necessitamos de uma questão que é fundamental: assistência técnica. O Estado vai ter que buscar mecanismos de remuneração às cooperativas e todas as empresas que prestam assistência técnica ao produtor rural. Nós temos que discutir compensações tributárias para viabilizar isso e gerar competitividade para o nosso produtor. Eu entendo que nós temos muitos gargalos, mas não existem gargalos que consigam vencer três anos de seca, nós temos que achar mecanismos de mitigação desse processo”.

Mercado Internacional

Darci Hartmann afirma que o setor de pecuária de leite vai atingir a posição de destaque no cenário internacional, atingindo a maioridade, somente quando estiver competitivo a preços internacionais. Atualmente, o dirigente explica que a questão do Mercosul tem um impacto nos negócios do setor. “Tem períodos de importação muito estratégicos ou muito doloridos para os produtores. E aqui há uma questão muito clara, as cooperativas não importam. Pelo DNA delas, elas trabalham com os seus produtores”.

“Só o consumo doméstico não é suficiente. Uma menor volatilidade depende do mercado interno e externo. Quando tivermos competitividade, também enfrentaremos as importações”, afirma o coordenador da Aliança Láctea Sul Brasileira, Airton Spies. Uma das barreiras para alcançar o comprador internacional é o valor, que traz junto todos os custos inerentes ao processo de produção. A qualidade do produto, redução dos gastos e melhorias na logística são alternativas de melhorar isso, avalia Spies.

“O preço do leite sempre vai gerar discussão, mas entendemos que temos uma série de custos internos, em que a logística é um desses custos. A Ocergs está discutindo uma logística integrada de todo o sistema cooperativo dentro do projeto RSCOOP150. Nós precisamos resolver todos esses gargalos entre a produção de leite e a chegada desse leite da indústria para sermos competitivos, para entrarmos definitivamente no mercado mundial, porque enquanto nós produzimos só para o mercado interno nós sempre vamos estar nessa oscilação de ganha um pouco, perde um pouco. E para o Estado do Rio Grande do Sul nós precisamos de uma vez por toda construir uma política pública de longo prazo”, pontua Hartmann.

Participaram também do debate o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva e o gestor técnico de bovinos da Agroceres, Gilson Dias Júnior. O evento contou com a presença do superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann e o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto.

Sistema Ocergs na ExpoAgro

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann, e o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto, estiveram presentes durante a 7ª ExpoAgro Cotricampo, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de fevereiro. Durante a feira os dirigentes do Sistema Ocergs estiveram reunidos com o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, além de visitarem entidades como a Emater/RS e cooperativas presentes.