Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs e Expodireto Cotrijal: uma parceria coop!

A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio internacional, a maior do Rio Grande do Sul e é coop! O Parque da Expodireto, no município de Não-Me-Toque, é palco para o cooperativismo mostrar seu protagonismo no desenvolvimento do RS e do mundo. E a parceria de mais de dez anos com o Sistema Ocergs se fortalece a cada ano.

Com o objetivo principal de aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia, dos órgãos de pesquisa e empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural, a feira destaca a pujança do cooperativismo no Estado. Por isso, o Sistema Ocergs marca presença na edição de 2023 como patrocinador master do evento e com uma agenda ativa de debates e atividades de interesse das cooperativas gaúchas.

As cooperativas têm um local especial na Casa do Cooperativismo, espaço próprio localizado próximo ao restaurante principal do Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque. As cooperativas Coprel, Cotricampo, Coeducars e Cooperconcórdia estarão recebendo seus associados e promovendo atividades para os visitantes da Feira.

“Trabalharemos em temas regionais, palestras temáticas que dizem respeito a cooperativas de nova geração, crescimento do cooperativismo e alavancagem de recursos internacionais para financiar cooperativas”, relata o presidente do Sistema, Darci Hartmann. No âmbito interno, também serão promovidas discussões. “Vamos debater o cooperativismo, aumentar a representação e buscar o crescimento de todo o sistema”, esclarece.

Confira a programação completa da Casa do Cooperativismo:

6 DE MARÇO

14h às 17h: Fórum Tendências de Governança e Estruturação de Capital em Cooperativas Agro

Onde: Auditório da Produção Animal

O Sistema promove um evento internacional e exclusivo voltado para a gestão das cooperativas agropecuárias, com o objetivo de melhorar sua captação de recursos.

Keri Jacobs, da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, tratará das Tendências de Governança e Estruturação de Capital em cooperativas nos EUA. Keri é diretora executiva do Instituto de Pós-Graduação em Liderança Cooperativa, professora associada e componente da Cátedra de Agronegócios da cooperativa MFA na Universidade de Missouri.

Jacobs se dedica ao desenvolvimento da governança e perspicácia financeira de diretores e funcionários e na conscientização e engajamento entre os associados das cooperativas agropecuárias. Sua pesquisa considera as oportunidades dos produtores por meio da ação coletiva dentro de suas cadeias de abastecimento e as consequências da consolidação nas cooperativas agrícolas.

A CFO da Coopercitrus, Simonia Sabadin, discorrerá sobre as ações de estruturação de capital na Coopercitrus. Ela é economista, pós-graduada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing(FAAP) e tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro.

Em 2020, a coop promoveu a primeira edição da Coopercitrus Expo Digital e fez a implantação do Sistema SAP. É considerada uma das maiores cooperativas do Brasil na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas. Com mais de 60 filiais, a cooperativa conta com uma carteira de associados de mais de 38 mil agropecuaristas.

O coordenador do Ramo Agropecuário (OCB), João Prieto, falará sobre as tendências na estrutura de capital de cooperativas e os títulos do agronegócio. Prieto é engenheiro agrônomo, com mestrado e doutorado voltados ao desenvolvimento sustentável da produção agropecuária.

As vagas são limitadas e os interessados em participar devem acessar o link: https://bit.ly/3Yj1GWy

14h às 17h: Cooperconcórdia

Onde: Saguão da Casa do Cooperativismo

——————-

7 DE MARÇO

9h às 12h: Evento Mulheres Extraordinárias

Onde: Saguão da Casa do Cooperativismo

14h: Apresentação Coeducars – Projeto Viveiro e Cidadania

Onde: Sala de Reuniões da Casa do Cooperativismo

11h: Participação do Sistema no Programa Campo em Debate da RBS

Onde: Casa da RBS

14h: Palestra da Cotrijal para estudantes do Ensino Médio – com Camila Teles

Onde: Auditório da Casa do Cooperativismo

——————-

8 DE MARÇO

13h: Reunião de Alinhamento do RSCOOP150bi

Onde: Sala 1 da Casa do Cooperativismo

——————-

9 DE MARÇO

14h: Rodada de Negócios Intercooperação – RSCOOP150bi

Onde: Sala de reuniões da Casa do Cooperativismo

13h30 – Evento A Saga do Colono – Grupo Ceres

Onde: Saguão da Casa do Cooperativismo

——————-

10 DE MARÇO

17h: Encerramento Pós-Graduação da Escoop

Onde: Auditório da Casa do Cooperativismo

Acesse o site da Expodireto Cotrijal e fique por dentro de toda a programação.

E acompanhe a cobertura completa do Sistema Ocergs na Expodireto através das redes sociais: Facebook, Linkedin e Instagram!

Confira o mapa da Feira: