Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs e cooperativas gaúchas compartilham inovação no South Summit Brazil 2023

A inovação tem sido uma pauta recorrente no âmbito do cooperativismo gaúcho. Presente no RSCOOP150, o planejamento estratégico do Sistema Ocergs para os próximos cinco anos, o fomento à inovação é incentivado pelo sistema. Nessa linha, o Sistema Ocergs esteve presente no South Summit Brazil 2023. Além da participação institucional, por meio dos painéis, muitas cooperativas gaúchas fazem parte da programação, como Sicredi, Cotrijal e Unimed Porto Alegre.

“O South Summit Brazil 2023 é o lugar onde todo mundo vai estar – e o cooperativismo gaúcho não ficaria de fora. Nossa presença é no sentido de compartilhar experiências e trazer novas ideias à discussão, como a economia de plataforma”, destaca o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

A economia de plataforma, inclusive, foi o conceito defendido pelo superintendente do Sescoop/RS, Mario de Conto, em um painel da quarta-feira (29). De Conto foi um dos speakers do painel “Data in People’s Service and Not the Opposite”. Os convidados falaram sobre como a gestão de dados e as deep techs, como inteligência artificial e machine learning, podem ajudar as empresas a melhorar os processos internos e as relações com os clientes.

“A ascensão da economia de plataforma é irrefutável. Um estudo da consultoria Mckinsey aponta que, até 2025, 30% do valor global será gerado através de companhias de plataforma. E as plataformas – que nasceram ligadas a ideia de economia compartilhada – têm muito a aprender com as cooperativas se desejarem realizar impactos econômicos e sociais positivos na sociedade”, afirma De Conto.

Na sexta-feira (31), o diretor superintendente da CCGL e coordenador executivo da Smartcoop, Guillermo Dawson Jr. ,participou do painel “Corporativism in AgroTech”. Dawson Jr. trouxe o exemplo da ferramenta SmartCoop, que democratizou o acesso à tecnologia nas lavouras gaúchas.

Por meio do aplicativo, implementado por cooperativas ligadas à Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro), pequenas propriedades rurais passaram a dispor, gratuitamente, do mesmo pacote tecnológico de ponta utilizado, até então, apenas por grandes empreendimentos.

Além dos paineis, a equipe do Sistema Ocergs esteve no evento para buscar soluções e conectar as cooperativas às principais soluções do mercado e ampliar nossas relações com startups, aceleradoras, parques tecnológicos e hubs de Inovação.

Quer ficar por dentro de tudo que rolou no South Summit 2023?

Acesse nossas redes sociais: Linkedin e Instagram