Ir para o conteúdo principal

Soluções para gestão orientada a dados nas cooperativas

Já está disponível a trilha de diagnósticos AvaliaCoop, que auxilia os processos de gestão baseada em dados das cooperativas. Os produtos foram formulados para ajudar a identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em três eixos de desenvolvimento organizacional: Identidade Cooperativista; Governança e Gestão; e Desempenho. Os diagnósticos da trilha podem ser aplicados de forma conjunta ou individual.

“Os diagnósticos foram criados para fortalecer a gestão das nossas cooperativas, que poderão estabelecer estratégias mais assertivas para ganho de mercado e, por consequência, o alcance da nossa meta do BRC1Tri de Prosperidade, em que pretendemos movimentar financeiramente R$ 1 trilhão, até 2027”, salientou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Entre as vantagens oferecidas pela trilha está o acesso à análise de diversas informações que auxiliam a tomada de decisão em conformidade com a legislação e com os princípios do cooperativismo. O primeiro diagnóstico da trilha, Identidade AvaliaCoop, visa preservar as características do modelo de negócios cooperativista por meio do fortalecimento da segurança jurídica, da conformidade e da perenidade do negócio, com a redução de riscos e um quadro social forte.

As boas práticas de processos gerenciais estão presentes no segundo produto da trilha, Governança e Gestão AvaliaCoop, que trata da gestão e da governança, onde o diagnóstico apontará dados sobre melhoria de processos de forma contínua, alinhados com estratégias da organização; promoção da cultura de excelência em gestão; profissionalização e aumento da competitividade.

O terceiro diagnóstico, Desempenho AvaliaCoop, trata da performance dos resultados da cooperativa com indicadores econômicos e financeiros. A ferramenta oferece suporte ao processo decisório; definição das estratégias das cooperativas; fortalecimento da saúde financeira; transparência, fidelização dos cooperados, e desenvolvimento da autogestão.

Saiba mais sobre a trilha de diagnósticos AvaliaCoop no vídeo:https://www.youtube.com/embed/c0hMvV4xbPQ?wmode=transparent&jqoemcache=A74nv

Procure a Organização do seu estado e saiba como aplicar os diagnósticos em sua cooperativa.

Fonte: Sistema OCB