Ir para o conteúdo principal

Projeto Batalhão do Bem é lançado oficialmente em Santa Maria

O Instituto Unicred junto à Cooperativa Unicred Ponto Capital, lançou na última segunda-feira (03), em Santa Maria, o Projeto Batalhão do Bem. A novidade busca ressignificar, a partir da ótica da economia circular, o processo de transformação e reaproveitamento dos resíduos descartados pelo 4° Batalhão Logístico (4° BLog), a partir da doação de fardas e vestimentas não mais utilizadas pelos militares

O evento de lançamento do projeto foi realizado no Santa Maria Tecnoparque. Na parte da manhã, foi promovida a apresentação do projeto a importantes personalidades e parceiros da comunidade de Santa Maria. Já a parte da tarde foi reservada para a matrícula de mulheres que farão parte do projeto nos cursos que estão sendo oferecidos através do Batalhão do Bem, com apoio do Fundo Social Sescoop/RS (Curso Livre de Extensão Customização, Curso Livre de Extensão Microempreendedorismo e Curso de Formação Inicial Reciclador).

O processo será o seguinte: o material recebido pelo Instituto Unicred será analisado, observando-se a qualidade da peça para reaproveitamento; na sequência, serão selecionadas as peças que poderão ser reaproveitadas e as que não apresentam mais condições de uso; posteriormente, será dado o direcionamento correto e consciente para as vestimentas, que serão descaracterizadas, higienizadas e submetidas ao processo de tingimento; por fim, as peças em boa qualidade serão transformadas em novos produtos pelas mãos de profissionais de costura.

“Este projeto surgiu de uma necessidade identificada na comunidade local de Santa Maria, que diz respeito à forma atual de descarte de resíduos pelo Exército Brasileiro. Atualmente, são descartadas toneladas de peças de vestimentas militares. Com este projeto, daremos um destino muito mais sustentável para as peças”, afirma o presidente do Instituto Unicred RS, Paulo Barcellos.

O Projeto Batalhão do Bem acontece com apoio do Instituto Federal Farroupilha – IFFAR, do Santa Maria Tecnoparque, da Cooperativa de Trabalho do Recolhimento de Inservíveis Recicláveis – CRIR, da 6° Brigada de Infantaria Blindada – Brigada Niederauer, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo RS – Sescoop/RS, e da Ford Superauto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred RS