Ir para o conteúdo principal

Ocergs aprova prestação de contas e plano de trabalho para 2023

Na manhã desta sexta-feira (14/4), o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou no formato presencial, no Hotel Deville em Porto Alegre, a Assembleia Geral Ordinária (AGO), na qual foi aprovada a prestação de contas do exercício de 2022 e estabelecido o plano de trabalho de 2023. As pautas foram aprovadas por pelo quórum de 60 cooperativas, que representaram 292 votos.

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann abriu a assembleia abordando a capilaridade e a força do cooperativismo gaúcho. Destaque para o investimento em tecnologia para o alcance dos números do desenvolvimento e sustentabilidade. “O cooperativismo tem pressa, e o crescimento do setor necessita de constantes investimentos”, afirma Hartmann. 

A abertura da assembleia contou com a presença da superintendente da OCB, Tânia Zanella, e em sua fala salientou os desafios do cooperativismo em nível federal, enfatizando o Rio Grande do Sul como referência nacionalmente. “O Sistema OCB tem feito uma articulação e representação com os principais escalões do novo Governo Federal para defender as questões cooperativistas”, afirma Zanella. O trabalho está articulado com a Frente Parlamentar do Cooperativismo – Frencoop, e segundo a superintendente nacional, a articulação com os parlamentares é fundamental. 

Na ocasião as cooperativas gaúchas apreciaram os resultados apresentados pelo Sistema Ocergs com relação ao desenvolvimento do cooperativismo em nosso Estado. O setor obteve 14,1% de crescimento no faturamento durante o ano de 2022, e as metas para os próximos anos estão descritas no Programa RSCOOP150bi, considerado um plano estratégico para o cooperativismo gaúcho. 

O superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann, apresentou os números e relatórios do Conselho Fiscal da entidade, além do parecer dos auditores independentes para a prestação de contas do ano de 2022. Também pontuou as ações estratégicas para o trabalho neste ano, consolidando o fortalecimento e expansão do cooperativismo no Rio Grande do Sul. As ações foram apreciadas, e aprovadas por unanimidade, pelas cooperativas presentes na assembleia. 

Sobre a Frencoop

A assembleia geral ordinária do Sistema Ocergs contou com a presença do Deputado Federal Pedro Westphalen na solenidade. O parlamentar gaúcho saudou os representantes de cooperativas presentes destacando o momento nacional para a defesa das cooperativas e sua importância para a sustentabilidade da sociedade brasileira. “Precisamos discutir a reforma tributária para entender os impactos para as cooperativas, e esta não é uma luta partidária, e sim da sociedade brasileira”, afirma Westphalen.

Sobre o RSCOOP150bi

As cooperativas gaúchas presentes na assembleia acompanharam as projeções de metas do programa RSCOOP150bi, o plano de desenvolvimento para o cooperativismo gaúcho. Esta ação estratégica para o Sistema Ocergs busca uma era de prosperidade para o setor, tendo como meta atingir 150 bilhões de reais de faturamento em 5 anos. Além disso, o programa prevê chegar a 4 milhões de associados, 100 mil empregos diretos, 300 milhões de reais de investimentos em capacitação, e alcançar a marca de 7,5 bilhões de sobras líquidas anuais para as cooperativas. 

Sobre o Sescoop/RS

A assembleia geral ordinária da Ocergs também contou com a apresentação dos resultados do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – Sescoop/RS. O superintendente, Mário de Conto, destacou o aumento de arrecadação e execução da entidade no ano de 2022. A entidade realizou novas contratações de profissionais que vão aumentar a capilaridade de atendimento às cooperativas gaúchas. “Temos um destaque especial para o Fundo Social, que ganha notoriedade e reconhecimento das comunidades em que as nossas cooperativas atuam, contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirma Mário. 

Para saber mais sobre as ações do Sistema Ocergs e acessar o Relatório de Gestão 2022, clique Aqui!