Ir para o conteúdo principal

Relatório apresenta prioridades estratégicas elencadas pelas cooperativas para o Sistema Ocergs

Debater os gaps e as oportunidades para o Sistema Ocergs em 2023 nas temáticas de Assessoria de Imprensa, Comunicação Institucional, Estratégia para Lideranças, e Marketing e Redes Sociais. Essa foi a proposta dos grupos de trabalho do Workshop de Comunicadores 2022, realizado em Porto Alegre, no Espaço Caldeira. A atividade resultou no estudo, análise e elaboração do relatório com as prioridades estratégicas elencadas pelos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas para o Sistema Ocergs em 2023.

CONHEÇA AS PRIORIDADES POR TEMAS

1) Assessoria de Imprensa

Pilar essencial para a construção de reputação e consolidação da marca perante à sociedade e opinião pública, a Assessoria de Imprensa foi um dos quatro eixos temáticos abordados durante as discussões. Entre as prioridades, a importância do Sistema Ocergs atuar como um hub de divulgação de pautas das cooperativas, com olhar atento para o ESG. Um exemplo é o caso do Fundo Social, iniciativa do Sescoop/RS que selecionou dez projetos de coops, em um investimento superior a R$ 1,6 milhão. As ações de Assessoria de Imprensa desenvolvidas pela área de Comunicação do Sistema Ocergs ganharam amplo destaque em veículos de comunicação, como no caso da matéria do Jornal do Comércio, que abordou os projetos da Coasa, Cooperconcórdia e Santa Clara, além de mencionar as demais coops contempladas pelo Fundo Social: Cotrirosa, CCGL, Cotriel, Coprel, Unicred Ponto Capital, Coopeeb, Sicredi Serrana e Sicredi Ouro Branco. 

2) Comunicação Institucional

Comunicação Institucional é responsável por construir um discurso e um alinhamento entre a identidade e imagem da instituição. Entre os pontos destacados estão a intercooperação, o mapeamento de processos e o alinhamento da linguagem, presentes nos eventos e nas reuniões mensais dos Grupos Focais de Comunicação, prática adotada pelo Sistema Ocergs desde 2021. Os encontros ocorrem mensalmente, no formato on-line, e reúnem representantes de coops de diversos ramos. Se você atua na área de Marketing e Comunicação, tem o espírito empreendedor, criativo e tem interesse de participar do Grupo Focal e debater sobre projetos e estratégias de comunicação, entre em contato conosco através do e-mail imprensa@ocergs.coop.br.

3) Estratégia para Lideranças

A Comunicação e o Marketing como ferramentas estratégicas de negócio dependem muito da valorização e da visão das lideranças das coops. Pensando nisso, essa temática também fez parte dos debates. O treinamento e qualificação dos jovens e o empoderamento de lideranças femininas no cooperativismo figuram entre as prioridades apontadas pelos participantes para o Sistema Ocergs. Nesse sentido, a criação dos comitês de mulheres e jovens do Sistema OCB, Elas Pelo Coop e Geração C, se propõem a contribuir com ações e construções de novos cenários dentro das coops. 

4) Marketing e Redes Sociais

O marketing e a utilização de redes sociais como estratégias de alcance, engajamento, reconhecimento de marca e conversões foi tema de discussão. Dentre os destaques, o fortalecimento da imagem do cooperativismo e do Sistema Ocergs para a sociedade em geral apareceu no brainstorming dos grupos de trabalho. Para tornar o coop cada vez mais conhecido e reconhecido pela sociedade, o Sistema OCB, em conjunto com o Sistema Ocergs e demais Unidades Estaduais, lançou recentemente a campanha SomosCoop 2023, com a hashtag #BoraCooperar.

Quer saber mais sobre as prioridades e o que foi debatido no Workshop de Comunicadores 2022? Acesse aqui o Relatório que preparamos para você!