Ir para o conteúdo principal

Cooperativas agropecuárias gaúchas esperam boas condições para culturas de inverno

Com a reta final da colheita das culturas de verão, mais uma vez frustradas pela estiagem no Rio Grande do Sul, o produtor começa a planejar o plantio das culturas de inverno para buscar garantir renda após o período de seca no Estado. Em algumas regiões gaúchas, segundo a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), os produtores já iniciaram o plantio da cultura da Canola.

Conforme o presidente da entidade, Paulo Pires, a expectativa agora é por anúncios de recursos para custeios da safra de inverno. “O produtor é muito resiliente e quer virar a página das duas últimas estiagens e onde ele pode ter renda. E para isso é fundamental que tenhamos disponibilidade de recursos para financiamentos das lavouras de inverno”, observa.

O dirigente reforça que o atual desafio é a queda acentuada dos preços agrícolas, mas também existe uma redução nas cotações dos insumos agrícolas. Salienta ainda que se o produtor fizer um bom seguro, com um bom Proagro e o clima colaborar, a perspectiva é de produtividades excelentes como no ano passado, também trazendo resultados econômicos positivos. “Não resta muita alternativa para o produtor. Ele tem que ir atrás de renda e as culturas de inverno até nos diferenciam do resto do país. Temos sim esta opção de transformar e ter uma renda para mitigar nossos prejuízos com a estiagem”, complementa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AgroEffective