Ir para o conteúdo principal

Presidência e vogais da JucisRS são empossados para novo mandato

A direção da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS – realizou nesta terça-feira (2), a solenidade de posse da presidente, Lauren de Vargas Momback,  reconduzida ao cargo e dos Vogais e Suplentes para o mandato 2023/2027. Dos 23 membros que integram o vocalato, 12 são novos e irão passar por um período de capacitação. Eles foram nomeados pelo governador Eduardo Leite, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 26 de abril de 2023.

Os Vogais e seus respectivos Suplentes representam as entidades e classes patronais do Estado e da União. Os analistas do Sistema Ocergs, Tatiana Francisco e Matheus Loro são os vogais que representam a entidade. No total, o plenário da Junta é composto por 23 vogais e 23 suplentes, divididos em sete turmas. Após a leitura do compromisso formal pelo secretário-geral da JucisRS, José Tadeu Jacoby, eles fizeram a assinatura do Termo de Posse.

Reconduzida para estar à frente da JucisRS por mais quatro anos, Lauren deu boas-vindas ao Colégio de Vogais, destacando que o colegiado é fundamental para resolução das demandas que envolvem o Registro Mercantil, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados aos usuários/clientes da Junta Comercial. O vocalato representa o órgão deliberativo da autarquia, onde os assuntos relativos ao registro de empresas são analisados, discutidos e votados nas Sessões Plenárias realizadas duas vezes por semana (terças e quintas).

Logo após, Lauren apresentou um case com ações e avanços que vem sendo desenvolvidos ao longo de sua gestão na autarquia. Hoje, o Rio Grande do Sul lidera o Ranking do Ministério da Economia de Classificação de Atividades de Baixo Risco. Segundo a gestora, a Junta Comercial ampliou o número de atividades consideradas de baixo risco de 24 para 770. Com a nova tabela de riscos, os empreendedores passaram a ter mais possibilidades para a abertura de empresas individuais e limitadas. Com a adesão dos municípios gaúchos ao Tudo Fácil Empresas – TFE -, plataforma em parceria com o governo estadual para abertura de novos negócios de forma gratuita, os empreendedores agora levam, no máximo, dez minutos para registrarem um empreendimento. O RS já conta com 24 cidades integradas e 125 já aderiram à nova ferramenta. Outros destaques da apresentação foram o lançamento das Assinaturas Avançadas, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim, consolidada em 100% dos municípios gaúchos, o lançamento da Escola JucisRS e a Jornada JucisRS de Interiorização, entre outras ações.  

 “Nosso objetivo é priorizar o empreendedorismo e alavancar a abertura de novos negócios, gerando mais emprego e renda. Neste processo, os vogais e suplentes representam a classe empresarial gaúcha, fundamental para impulsionar a economia no estado RS”, finaliza a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback.

Confira os vogais e suas respectivas entidades AQUI.

Fonte: JucisRS