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Vinícola Garibaldi investe em modernização da produção

Enquanto movimenta-se com novidades no mercado nacional de vinhos e espumantes, com quatro novos rótulos já lançados este ano e outros três preparados para o segundo semestre, a Cooperativa Vinícola Garibaldi mantém em 2023 o seu plano de modernização da fábrica, na Serra gaúcha. Depois de investir R$ 15 milhões no ano passado, a perspectiva é aportar R$ 4 milhões em melhorias este ano, finalizando o projeto que teve aprovação do Fundopem em 2022. As informações constam no Anuário de Investimento 2023 do Jornal do Comércio. “Manteremos os investimentos em infraestrutura, e o Fundopem prevê um cronograma de investimentos que contemplam tecnologia, aumento da capacidade de produção e melhorias na qualidade.

Mas estamos mais cautelosos, porque é um ano de incertezas. Os investimentos este ano serão os necessários para garantir a continuidade de crescimento da cooperativa”, aponta o presidente da Garibaldi, Oscar Ló. Entre os aportes, por exemplo, está a instalação de uma nova encaixotadora para a linha de envase de vinhos e sucos nos próximos dias. A prioridade dos investimentos, salienta Ló. Para os próximos meses, a vinícola colocará no mercado brasileiro três novos rótulos da linha VG. Serão o espumante Nature Blanc de Blanc, feito 100% com uvas Chardonnay.

Há ainda um novo vinho branco da casta Alvarinho e um novo vinho tinto, feito 100% com a variedade Ancellotta. “As mudanças e melhorias dos rótulos são para atender as demandas do mercado. A Garibaldi sempre está ligada ao que o consumidor busca e quer compartilhar com seus amigos, familiares e em momentos também sozinho”, aponta Oscar Ló.

APOSTA NA COMERCIALIZAÇÃO DE NOVOS RÓTULOS
Neste ano já estão sendo comercializados o Moscato Zero Álcool, um moscatel sem álcool, o Prosecco Sweet, que é mais leve, mais doce e com menor graduação alcoólica e traz uma embalagem que veste toda a garrafa, mais chamativa e disruptiva. Há ainda o espumante Garibaldi Viognier, com aromas leves, florais e de paladar mais encorpado e gastronômico, e o vinho Sauvignon Blanc, da safra 2023, que mostra a qualidade dos vinhos e espumantes que entrarão no mercado a partir da ótima qualidade nas uvas colhidas.

Desde janeiro, a estrutura de 4 mil metros quadrados do Complexo Enoturístico em Garibaldi está remodelada. Foram investidos R$ 6 milhões no ano passado. Em junho, será inaugurado um wine bar e, ainda sem data, e um novo espaço para eventos. “No novo espaço estão contempladas além da história, mantida em partes da construção, a modernização e possibilidade de passar por várias experiências como a degustação de vinhos e espumantes com trufas artesanais ou a degustação às cegas”, explica o presidente. Depois de um ano em que a cooperativa faturou R$ 265 milhões, e tinha perspectiva de chegar a R$ 312 milhões em 2023, Ló diz que o planejamento, por ora, está mantido, mas que o momento é de cautela.

REFORÇO TAMBÉM NAS AÇÕES DE COMPLIANCE
Por um lado, pelos aspectos externos, como perda de poder de compra da população. Por outro, reflexos das denúncias de exploração de trabalho análogo ao escravo que envolveram a colheita da uva, a vinícola reforçou suas ações de compliance. “Aprofundamos nosso sistema de compliance, realizamos reuniões com produtores, colaboradores e fornecedores, e aderimos ao programa de compliance do Sistema Ocergs, que culminará com auditorias de certificação”, explica Ló. Hoje, os espumantes representam 43% do volume de negócios da cooperativa, que tem 450 produtores associados. A meta é fazer os espumantes chegarem a 50% da produção da Garibaldi em 2025.

Fonte: Jornal do Comércio