Ir para o conteúdo principal

Pesquisa revela cooperativas entre as marcas mais lembradas pelos consumidores gaúchos

Com 33 anos de história, a pesquisa Top of Mind RS, realizada pelo Grupo Amanhã e Engaje Pesquisas, demonstra o alcance das marcas das cooperativas na memória dos gaúchos. Onze cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito e Saúde são destaques em 11 categorias distintas, reforçando mais uma vez a presença do sistema cooperativo estadual entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 11 de abril, no Teatro do CIEE-RS, em Porto Alegre, e foi transmitida virtualmente pelo canal do YouTube do Grupo Amanhã.

A Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs preparou uma análise completa da pesquisa e traz na sequência as marcas das cooperativas que aparecem como destaque nas menções dos consumidores gaúchos.

Unimed: a maior cooperativa de Saúde do mundo 

No Brasil, a saúde é universal desde a Constituição Federal de 1988. Entretanto, a incapacidade desse sistema público de saúde de atingir todos os grupos populacionais, aliada à baixa qualidade de alguns serviços, abriu o caminho para o surgimento de uma rede de planos privados de saúde, que cresceu simultaneamente com o sistema público. As cooperativas ocupam a maior parte do mercado, sendo a Unimed a maior rede de assistência médica do Brasil e o maior sistema cooperativo médico do mundo.

E a lembrança da marca “Unimed” é percebida através da pesquisa. O sistema cooperativo de saúde figura em duas categorias estaduais e também em duas categorias das marcas mais amadas de Porto Alegre. Entre os Planos de Saúde, ocupa o primeiro lugar, com 49,4% das menções e na categoria Plano Odontológico, a Unimed aparece como a segunda marca mais lembrada, com 7,4%. No levantamento das marcas mais amadas de Porto Alegre, a Unimed fica com o primeiro lugar como Clínica Médica (35,3%) e em segundo lugar como Laboratório de Análises Clínicas (18,1%).

Uniodonto: Odontologia cooperativa

Quando o assunto é Plano Odontológico, a Uniodonto é a marca mais lembrada no Rio Grande do Sul. Com 9,2% de citações, a cooperativa de Saúde consolida seu propósito de levar atendimento de qualidade a um custo justo para a população gaúcha. “A Uniodonto atua através de ações sociais, como nosso atendimento móvel realizado dentro das empresas parceiras e com a população em geral em grandes eventos públicos”, ressalta o presidente da Uniodonto Federação, Irno Pretto.

Sicredi: Relacionamento com as comunidades

Na seção Cooperativa de Crédito do Top of Mind RS 2023, não há marca que vença o Sicredi. A instituição financeira cooperativa passou de 54% para 66,2% de lembrança, ocupando pelo sétimo ano consecutivo, desde que a categoria foi incorporada na pesquisa, o primeiro lugar. O Sicoob (10,8%) e a Unicred (8,2%) ocupam, respectivamente, a segunda e terceira colocações.

Agro cooperativo

Campeã invicta no segmento Queijo desde sua inclusão na pesquisa, há 13 anos, a Santa Clara lidera a categoria com 19,8% da lembrança dos entrevistados. A categoria também conta com a presença da Piá, a sexta marca mais lembrada, com 0,9% de citações. Na categoria Doce de Leite, a Cooperativa Piá figura na segunda posição, com 17% de referências; na categoria Leite estão a Piá (1°, com 28,4%) e a Dália (3°, com 20,5%).

Quando o assunto é vinho e espumante, as cooperativas também marcam presença na memória dos gaúchos. Na categoria Vinho, as Cooperativas Vinícolas Aurora e Garibaldi figuram na segunda e terceira posições, com 9,8% e 8,8%, respectivamente. Na categoria Espumante, a dobradinha das cooperativas vinícolas se repete, com a Garibaldi na primeira posição (18%) e a Aurora na sexta colocação (3,2%). Na seção Vinícola, a Aurora ocupa a segunda posição (17,9%) e a Garibaldi a terceira colocação (5,7%).

As Invictas do Top

A Unimed (Plano de Saúde), com 30 vitórias, a Santa Clara (categoria Queijo), vencedora há 13 anos, e o Sicredi (Cooperativa de Crédito), com sete vitórias consecutivas, aparecem entre as marcas campeãs invictas do Top of Mind RS.

Love Brands

Ser lembrada já não é uma tarefa fácil para algumas marcas. Para alguns especialistas em branding,
o mais difícil para a marca é também ser amada, pois alguém pode muito bem recordar de uma
determinada marca de um produto e odiar outras grifes. Basta comparar os resultados em alguns
dos itens pesquisados na pesquisa estadual de share of mind com o Love Brands. Confira cooperativas que tiveram destaque nessa relação:

Categoria: Espumante

Cooperativa Vinícola Garibaldi (1° lugar): 23,1%

Categoria: Vinho

Cooperativa Vinícola Aurora (2° lugar): 9,9%

Cooperativa Vinícola Garibaldi (3° lugar): 8,8%

Categoria: Leite

Piá (1° lugar): 21,8%
Dália (3° lugar): 11,6%
Santa Clara (4° lugar): 9,5%
Languiru (6° lugar): 2%

Categoria: Doce de Leite

Piá (2° lugar): 11,7%

Categoria: Plano de Saúde

Unimed (1° lugar): 40,3%

Categoria: Plano Odontológico

Uniodonto (1° lugar): 7,8%
Unimed (2° lugar) 5,8%

Categoria: Cooperativa de Crédito

Sicredi (1° lugar): 9,5%
Sicoob (2° lugar): 1,4%
Unicred (3° lugar): 1,1%

Sobre o Top of Mind 2023

Para a 33ª edição do Top Of Mind RS foram ouvidas 1.200 pessoas com idades entre 16 e 65 anos. A realização das entrevistas foi entre os dias 5 e 26 de janeiro de 2023, em 33 municípios que integram as sete mesorregiões do Rio Grande do Sul, conforme distribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Acesse aqui a publicação na íntegra do Top of Mind RS 2023.