Ir para o conteúdo principal

Cooperativas de Saúde realizam Missão Técnica em Londres

Desembarcou neste final de semana, em Londres, comitiva de cooperativas do ramo saúde, para missão técnica que vai até o dia 26/05, numa iniciativa do Sistema Ocergs, Unimed Federação e CCM Group, um grupo especializado em soluções para o mercado de saúde, principalmente na área médica. O Sistema Ocergs está representado pela analista técnica, Caroline Juchem.

A missão faz parte de um programa de capacitação de atenção primária para líderes no setor de saúde e foi dividida em duas etapas: uma no Brasil, com aulas online e a segunda etapa no Reino Unido, com visitas ao National Health Service (NHS).

O principal objetivo da capacitação é promover a Atenção Primária à Saúde (APS)
como o agente para a geração de um modelo de saúde centrado nas pessoas, de qualidade e sustentável; Ofertar uma plataforma de conhecimento para líderes em Gestão em Saúde defenderem e implementarem as melhores práticas em APS e oferecer oportunidades para o desenvolvimento organizacional dos profissionais e de modelos assistenciais de APS baseados em evidências por meio do desenvolvimento profissional contínuo.

Participam da missão as coops Unicoopmed, Unimed Erechim, Unimed Alto do Jacuí, Unimed Alto Uruguai, Unimed Central de Serviços, Unimed Centro, Unimed Encosta da Serra, Unimed Federação, Unimed Litoral, Unimed Missões, Unimed Noroeste, Unimed Pelotas, Unimed Planalto Central, Unimed Planalto Médio, Unimed Vale das Antas, Unimed Vale do Caí e Unimed VTRP.

Mais sobre o NHS

O sistema de saúde na Inglaterra é referência mundial e oferece um ótimo atendimento aos seus usuários. O NHS é como o SUS no Brasil, o maior sistema público de saúde e mais antigo do mundo. Todos os bairros do mundo contam com um General Practitioner Surgery – ou apenas GP, que funciona como um centro de saúde local, uma espécie de UPA no Brasil. Um médico geral é designado como médico responsável para cuidar das pessoas registradas em determinado bairro. Ele é quem faz as consultas e, se achar necessário, encaminha o paciente a um especialista.

A expectativa é trazer na bagagem ideias e conhecimentos que possam ser implementados aqui principalmente no que se refere aos seguintes pontos:

• Desenvolver uma compreensão ampla da Atenção Primária no Reino Unido.
• Entender como a Atenção Primária é financiada no Reino Unido para assegurar atendimento centrado nas pessoas, acessível e de qualidade no ponto de entrega.
• Compreender a composição de um serviço à Atenção Primária britânico, sua ênfase na qualidade clínica e como os diferentes membros da equipe trabalham juntos para fornecer um modelo integral de atendimento.

Além da missão, o programa envolve um seminário posterior à viagem, visando uma completa experiência aos participantes e a projeção de ações futuras para inovação nas cooperativas de Saúde.