Ir para o conteúdo principal

Cotrijal abre inscrições para o Programa Supernova 2023

Com a proposta de estimular a permanência do jovem no campo, o programa Supernova Cotrijal anuncia sua terceira edição. Neste ano a capacitação conta com 120 vagas e é destinada para jovens entre 16 a 30 anos. As inscrições devem ser feitas até 26 de junho por meio de um formulário online disponível no link: https://survey.sescooprs.coop.br/index.php/297331?lang=pt-BR.

“O Supernova é um programa que vem sendo realizado com grande sucesso e com a importante missão de abordar a sucessão rural, dando aos jovens a oportunidade de permanecer na propriedade junto com seus familiares, com mais conhecimento, fazendo a gestão e assumindo as atividades”, explica o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Em 2021, o programa beneficiou 104 jovens com 12 horas de atividades, além de uma viagem para conhecer a estrutura de outra cooperativa e empresas de tecnologias para o agro em São Paulo. No ano seguinte, em sua segunda edição, a iniciativa recebeu 120 alunos para uma carga horária mais robusta – de 70 horas – e contou com uma viagem para visitar polos de tecnologia e startups em Porto Alegre.

Agora o objetivo é levar ainda mais conhecimento aos jovens, com a ampliação da carga horária para 90 horas. O curso de 2023, elaborado em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), vai incluir aulas, palestras online, workshops e lives de diversos temas, como inovação no agro, mudanças climáticas, comunicação assertiva, governança na propriedade rural e empreendedorismo. Esta edição também conta com uma plataforma digital, com trilhas de conhecimento e atividades.

“Convidamos os jovens a participar do Supernova, pois é um maravilhoso programa que contribui para que ele se mantenham na propriedade com mais preparo e conhecimento. E estendemos nosso convite aos pais, para que eles conheçam melhor o programa e suas ações, para incentivar seus filhos a participar desta edição”, instiga o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.

Além da experiência e do estudo adquirido, os participantes que cumprirem no mínimo 75% de frequência e alcançarem desempenho conceito B no plano de inovação, poderão participar da viagem de conhecimento e terão direito a certificado. Clique aqui para conferir o conteúdo completo e o planejamento do programa, ou se preferir assista ao vídeo de apresentação da edição 2023 disponível nesse link.

Jovens que realizaram as outras edições do programa estão aptos a participar novamente, em função da ampliação do conteúdo e das novidades da edição. As aulas iniciam no dia 4 de julho de 2023.

Requisitos para participação

– Ter entre 16 a 30 anos
– Ser associado da Cotrijal ou ter vínculo com associado – cônjuge, filho(a) ou neto(a)
– Estar disponível nas terças-feiras das 18h30 às 21h
– Preencher o formulário de inscrição online

Sobre o programa Supernova

A iniciativa promove o desenvolvimento dos jovens rurais ligados ao quadro social da Cotrijal, estimulando o interesse na sucessão familiar. Iniciado em 2021, desafia o jovem a buscar inovações e soluções criativas e sustentáveis, em prol da perenidade do negócio rural e do fortalecimento do cooperativismo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrijal