Ir para o conteúdo principal

Está no ar a 2ª temporada do SomosCoop na Estrada

A segunda temporada do SomosCoop na Estrada já está no ar! O projeto que percorre o Brasil para informar de maneira descontraída como é o dia a dia das cooperativas, o trabalho dos cooperados e as vidas que são transformadas pelo movimento. Com o veículo off road do SomosCoop, a jornalista Glenda Kozlowski continua desembarcando em cooperativas de todo o país e trazendo conteúdos diversos, bate-papos e depoimentos, tudo de maneira leve e descontraída para mostrar um jeito diferente de fazer negócios. A nova temporada reserva histórias empolgantes de cooperativas do Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As cooperativas Coprel e Cotrijal foram as escolhidas do RS para receber o projeto.

O primeiro episódio, no Centro-Oeste, mostra um pequeno município de Mato Grosso do Sul que se desenvolveu e cresceu impulsionado pelo cooperativismo: São Gabriel do Oeste. Glenda desembarca na cidade que é exemplo de intercooperação entre as cooperativas Cooasgo, COOPER-SGO, Cooperoeste, Aurora Coop, Sicredi e Sicoob. São Gabriel do Oeste é tão representativa da força do cooperativismo que inspirou, inclusive, o diretor da novela global Terra e Paixão, Walcyr Carrasco.

Em Maringá e Dois Vizinhos, no Paraná, a expedição explora as ações de sustentabilidade e gestão desenvolvidas pelas cooperativas Cocamar e a Cresol. As práticas em ESG de respeito ambiental, cuidado social e boa administração dos negócios são a tônica da Cocamar que, de forma estruturada, aplica práticas sustentáveis na produção agropecuária. Suas ações são direcionadas à baixa emissão de carbono e Glenda mostra como funciona a usina de biodiesel local, que segue parâmetros internacionais de sustentabilidade. A Cresol, por sua vez, conta com projetos que ajudam seus cooperados em processos de gestão para melhorar resultados, entre eles o Empreendedorismo Rural e Urbano, voltado para o desenvolvimento de boas práticas dentro das propriedades.

No terceiro episódio da segunda temporada, Glenda visita o município de Blumenau, em Santa Catarina. O objetivo é conhecer mais sobre o funcionamento do cooperativismo financeiro com o Sistema Ailos. A central de coops é responsável por 62% do mercado da região e atua com forte interesse na comunidade em seus mais variados projetos. A cidade respira cooperativismo e algumas das iniciativas que transformam vidas no local fazem parte dos testemunhos que a jornalista vai destacar em suas andanças.

Pé na estrada novamente e a próxima parada é em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Dessa vez, Glenda testemunha uma experiência especial em intercooperação entre a Cotrijal e a Coeducars. Em seu terceiro ano de existência, o projeto Viveiro da Cidadania estimula a contratação de pessoas com deficiência (PCDs) formadas na Coeducars. Emocionante, o quinto episódio traz depoimentos de quem já se beneficiou com a iniciativa e viu sua vida mudar completamente. Um segundo projeto de intercooperação que levou a Cotrijal a incorporar a Coagrisol também faz parte do roteiro no estado mais ao Sul do país.

O município de Ibirubá, também no Rio Grande do Sul, é cenário do sexto episódio. Nele, Glenda confere o trabalho da cooperativa gaúcha de infraestrutura Coprel. O capítulo evidencia histórias de transformação no campo com a oferta de energia e soluções telecoms para quem está distante dos grandes centros.

Do Sul para o Norte sem escalas. A próxima parada da expedição é no estado do Pará, onde os dois últimos episódios da segunda temporada do SomosCoop na Estrada acontecem. As coops visitadas são a Camta (Tomé-Açu) e a Coostafe (Belém). Na Camta, a viagem reserva uma verdadeira imersão no sistema agroflorestal que é referência internacional e que, além de preservar o meio ambiente com suas práticas de sustentabilidade, contribui para o fortalecimento econômico de comunidades ribeirinhas e da população local. A floresta de pé vem promovendo um verdadeiro conceito de desenvolvimento sustentável.

A temporada encerra retratando uma experiência única e que vai deixar todo mundo ansioso pela próxima fase do projeto. Na Coostafe, Glenda mostra com detalhes o trabalho de detentas que encontraram no cooperativismo a fórmula perfeita para a inclusão socioeconômica e mudança de realidades dentro e fora do sistema carcerário. São mulheres que viam sem perspectiva nenhuma, aprenderam um ofício e recomeçam suas vidas com oportunidades reais.

Assista agora ao primeiro episódio da segunda temporada: www.youtube.com/somoscoop

De ponta a ponta

primeira temporada da websérie, lançada em 2022, percorreu seis mil quilômetros de estradas do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país. Foram cinco estados visitados para detalhar e retratar experiências de dez diferentes cooperativas. Os episódios contemplaram os sete ramos do coop: Agro, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Transporte, Trabalho, Produção de Bens e Serviços e foram gravados na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Confira os melhores momentos:

Para a terceira temporada, prevista ainda para 2023, estão previstas visitas em cooperativas no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Pernambuco A expedição vai desembarcar em coops do agro, de transporte, de saúde, de trabalho, de infraestrutura, e de músicos, além de apresentar cases de produtores que já exportam seus produtos.

Fonte: Sistema OCB