Ir para o conteúdo principal

Coops Day e Dia C reforçam boas práticas do movimento

Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável foi o tema das comemorações do 101º Dia Internacional do Cooperativismo (DIC), que demonstrou, no dia 1º de julho, a capacidade que as cooperativas têm de aliar a produtividade e o desenvolvimento com equilíbrio ambiental e responsabilidade social. A celebração coordenada anualmente pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), também conhecida como CoopsDay, é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial. A data é comemorada desde 1923, mas apenas em 1995 – ano do centenário da ACI – a entidade proclamou oficialmente as comemorações anuais.

A celebração convida cooperativas e cooperados do mundo todo a reforçarem suas ações em defesa da construção de uma economia verde que abrange desde a recuperação de nascentes até atuação estratégica e implantação de programas voltados para a transição energética. Ao mesmo tempo, chama a atenção também para outras práticas cooperativistas que promovem ideais como solidariedade, eficiência econômica, igualdade, paz e prosperidade mundial.

No Brasil, a data é marcada ainda pela realização das ações do Dia de Cooperar, ou Dia C, que promove eventos voluntários e solidários nas principais capitais e cidades do país, para destacar iniciativas que, muitas vezes, ocorrem durante o ano todo. Atendimento à população em diversas áreas como saúde, educação e trabalho e atividades de lazer e cultura também fazem parte da programação.

O Sistema Ocergs estimula as ações de voluntariado das cooperativas gaúchas, e para este ano lançou o Solidômetro RS, com a meta de impactar 1 milhão de pessoas no Estado com iniciativas pontuais e contínuas ao longo do ano. Acreditando que atitudes simples movem o mundo, o cooperativismo gaúcho espera atingir e contribuir com o bem-estar social em todos os municípios que têm a sua presença.

Confira algumas ações já realizadas em nosso site e no nosso Instagram.