Ir para o conteúdo principal

Futuro do Trabalho é tema do Fórum de RH do Sistema Ocergs

O Sistema Ocergs promoveu no dia 13 de julho, o primeiro Fórum de Recursos Humanos voltado para profissionais da área das cooperativas gaúchas. Com o tema “O Futuro do Trabalho e o RH do Futuro”, o evento aconteceu em Porto Alegre, no Instituto Caldeira e teve como principal objetivo debater sobre uma nova visão do mundo do trabalho, tendências, estratégias em gestão de pessoas, saúde mental e o papel do RH diante deste contexto como agente transformador dos ambientes coorporativos.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, que destacou o esforço do Sistema para buscar formas de impulsionar a competitividade das cooperativas. “Entendemos que as pessoas estão no centro de todos esses objetivos e por isso estamos aqui hoje: reiterar o nosso compromisso com quem faz o cooperativismo acontecer: as pessoas! A presença dos profissionais de RH hoje demonstra que o cooperativismo tem a capacidade de revolucionar o mundo”.

A gerente de RH do Sistema Ocergs, Carolina Scherer, explicou como o evento foi idealizado para pensar em conjunto soluções para as cooperativas, de acordo com os objetivos estratégicos do Sistema. Em seguida, o superintendente do Sescoop/RS, Mario De Conto, destacou que a concepção do evento atende aos objetivos de gestão da entidade: revisão de planos de cargos e salários, avaliação de desempenho, capacitação de lideranças, implantação do GPTW e transformação digital.

Momento RSCOOP150

O integrante do Comitê 3, “Pessoas e Inovação”, representando a Unimed Federação, Rodrigo Lima, apresentou o panorama das ações desenvolvidas pelo comitê, que tem como objetivos melhorar o desempenho das cooperativas, por meio da oferta de soluções de excelência, voltadas para o desenvolvimento profissional​ e promover a adoção de inovações nas cooperativas, por meio de ações de sensibilização, capacitação e comunicação.​

Além dos objetivos, foram apresentadas as linhas de ações do comitê e de que forma os fóruns e capacitações desenvolvidos pelo Sistema estão alinhados ao Projeto.

Relações Institucionais

O gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema, Tarcisio Minetto, apresentou um panorama das atividades que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da defesa dos interesses da categoria econômica das cooperativas e também da representação político-institucional, buscando promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas. Os participantes também receberam o convite para a 3ª edição do Papo Sindical, que acontece no dia 28 de julho, de forma on-line.

Saúde Mental

A especialista em Saúde Mental no Trabalho e Fatores Psicossociais do Sesi, Graziela Alberici, abordou conceitos importantes sobre o cuidado com a saúde mental no trabalho e a importância da atuação em conjunto das áreas de recursos humanos, saúde, segurança e lideranças. Graziela defende que o trabalho pode fortalecer a saúde mental e pode ser uma fonte de autoestima, de motivação para as pessoas.

Great Place to Work

A diretora de Conteúdo e Relações Institucionais da Great Place to Work (GPTW), Daniela Diniz, falou sobre as tendências na área de Gestão de Pessoas, Modelos de Trabalho, e como isso está evoluindo.

Dentre os assuntos, Daniela comentou sobre as prioridades e desafios na área de Gestão de pessoas nos anos de 2022 e 2023: comunicação interna, adoção de novas políticas e formatos de trabalho, saúde mental e desenvolvimento de lideranças. E como o RH pode contribuir para que as pessoas sejam colocadas no centro das estratégias e o ambiente de trabalho se torne cada vez mais seguro.

O papel do RH na Transformação digital

O papel do RH na Transformação digital foi abordado pelo líder de Projetos de RH da Pacerh, Miguel Guadagnin, que lidera projetos para permitir que grandes talentos prosperem e cresçam. Ele comentou sobre as competências necessárias para o RH impulsionar a transformação digital compartilhando práticas que promovem o desenvolvimento de uma cultura digital nas empresas.

O RH do Futuro

O especialista em Novos Modelos de Gestão e Futuro do Trabalho, Alexandre Pellaes, considerado uma das maiores referências em tendências no mundo do trabalho e seu significado, abordou uma nova visão sobre trabalho provocando reflexões importantes sobre o papel do RH e do líder.

Para Alexandre, fomos estimulados a funcionar com disciplina sob pressão e não por consciência e compromisso, educados no modelo “primeiro os negócios e depois as pessoas”. O palestrante defende que Trabalho não é igual a Emprego: Trabalho é uma relação de ser; Emprego é uma relação de ter. Precisamos criar significado e propósito e não procurar por eles.

Além de trazer reflexões sobre o mundo B.A.N.I (Britle, Anxious, Non-Linear & Incomprehensible) e defender que as organizações são organismos vivos, ele trouxe conceitos de autonomia e heteronomia e defendeu o protagonismo do RH com respeito, cuidado, estratégia e coragem. Para ele, o modelo de gestão para o modelo de trabalho do futuro deve ter o olhar focado em negócio, em resultados, mas principalmente em pessoas, seus contextos e nas relações que cada um cria dentro do ambiente de trabalho.

Desenvolvimento de Lideranças

O Fórum também contou com o painel “Desenvolvimento de Lideranças”, com cases das cooperativas Cotripal e Sicredi União Metropolitana, apresentados respectivamente por Cristina Lasch e Anaelena Graef. O painel foi mediado pela coordenadora de Pós-Graduação da Escoop, Paola Londero, e os participantes puderam conhecer mais das práticas e iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de lideranças nas cooperativas.

Nos acompanhe nas redes sociais para ver tudo que rolou no nosso evento.