Ir para o conteúdo principal

7º EBPC divulga relação de trabalhos aprovados por eixo temático

O 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) aprovou 72 dos 177 trabalhos submetidos à sua banca avaliadora. Serão apresentados no evento 53 artigos científicos, 8 projetos de iniciação científica (IC) e 11 relatos de experiências. A divulgação feita no dia 14/04 revelou que, dos seis temas indicados, Governança e Gestão foi o eixo que mais recebeu propostas com 16 artigos científicos, um de iniciação científica e três relatos de experiência.

O evento promovido pelo Sistema OCB aprovou ainda 11 artigos e quatro trabalhos de iniciação científica e um relato de experiência no eixo Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais.  Em Identidades Cooperativas e Direito Cooperativo foram 11 artigos aprovados. No eixo Contabilidade, Finanças e Desempenho foram aprovados sete artigos científicos.

Já em Educação, Inovação e Diversidade, foram contemplados três projetos de iniciação científica, sete relatos de experiência e oito artigos, entre eles o de Marcelo Tavares, Assessor de Comunicação do Sescoop/RS e Doutor em Comunicação Pela PUCRS. Seu artigo “COOPERATIVISMO E DIVERSIDADE: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS” manifesta a necessidade de aprofundar o entendimento e a reflexão da diversidade na ação e na comunicação das organizações cooperativas.

O tema do encontro deste ano é Sustentabilidade no cooperativismo: competitividade, inovação e diversidade. O objetivo é estimular estudos direcionados à maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas para que elas atinjam novo patamar de competência por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências. Ao todo, o EBPC recebeu 322 trabalhos de autores das cinco regiões brasileiras.

Como um incentivo, os 50 melhores trabalhos serão premiados com passagens aéreas nacionais e hospedagem para o evento. O benefício será concedido apenas para um autor indicado por trabalho para fazer a apresentação durante o encontro. Despesas com deslocamento terrestre não estão inclusas.

O 7º EBPC será realizado entre os dias 18 a 20 de setembro, em Brasília, na Finatec, campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UNB). A inscrição dos autores com trabalhos aprovados seguirá até 21 de agosto. Entre 21 de julho e 1º de setembro, estarão abertas as inscrições para os participantes.

O encontro, que acontece a cada dois anos, é direcionado aos pesquisadores, gestores e dirigentes de cooperativas, profissionais do sistema de aprendizagem e representação, e elaboradores de políticas públicas. Para quem deseja se preparar para participar das próximas edições, o Sistema OCB disponibiliza de forma gratuita em sua plataforma de aprendizagem, a CapacitaCoop, uma trilha com o Programa Pesquisa Científica do Cooperativismo. A trilha é composta por cinco cursos: Estatística Básica; Fichamento, Resumo e Resenha; Como elaborar projetos de pesquisa; Escrita acadêmica; e Descomplicando o Lattes.

Fonte: Sistema OCB