Ir para o conteúdo principal

2ª edição da Semana de Competitividade impulsiona o coop

Tudo que é bom merece bis e é por isso que o Sistema OCB realizou entre os dias 7 e 11 de agosto a segunda edição da Semana de Competitividade. O evento foi recheado de trilhas para capacitar e impulsionar nas temáticas de ESG, inovação, inteligência de mercado e lideranças para transformação. A semana trouxe palestras marcantes, espaço para cooperação, mesas redondas, laboratórios de práticas e diversas outras atividades para que os participantes se conectassem com o futuro.

O Sistema Ocergs foi representado pelos superintendentes Mario De Conto e Gerson Lauermann, gerentes e analistas técnicos das áreas de Comunicação, Recursos Humanos, Relações Sindicais e Institucionais, Área Meio, Jurídico, Inteligência de Dados, Área finalística, Planejamento, Tecnologia da Informação e Escoop. Além disso, representantes de cooperativas e federações gaúchas também participaram do evento como: Rede Transporte, Fecoergs, Cotricampo, Camnpal, Cooperconcórdia, Fecoagro, Cotrisel, Fecovinho, Cotripal, Cotrifred, Fetrabalho, Uniodonto/RS, Arla, Unicred Central Geração, Cotrijal, Unimed Federação, Vinícola Aurora, Coviga, Dalia Alimentos, Coasa, Cotrirosa, Coopermil, Caal, Santa Clara, Ouro Do Sul, Cooperlíquidos, Cooprado, Nova Aliança, Lognovo e Cootravipa.

Abertura

A abertura foi feita pelo presidente Márcio Lopes de Freitas com o lançamento do Anuário do Cooperativismo 2023 que, além de dados estatísticos com o panorama atual do movimento, conta este ano também com os resultados de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) que mediu os impactos do cooperativismo na economia brasileira. “Nosso modelo de negócios está cada vez mais competitivo, contribuindo de forma decisiva para o crescimento do país. O anuário mostra que estamos no caminho certo para alcançar as metas do BRC 1 Tri, gerando R$ 1 trilhão de prosperidade e agregando 30 milhões de cooperados até 2027. A Semana de Competitividade, por sua vez, traz conteúdos que nos ajudam a pensar fora da caixa e a entregar para o mercado muito mais do que ele espera de nós”, iniciou.

O presidente contou que, a cada 24 horas, cerca de 5 mil brasileiros em média escolhem ser coop e que, em 2022, o movimento alcançou 20,5 milhões de cooperados. “Hoje podemos dizer com orgulho que um em cada dez brasileiros faz parte de uma cooperativa. Faturamos R$ 624 bilhões em prosperidade, um crescimento quase dez vezes maior que o da economia nacional. Outro ponto de destaque do movimento é na geração de empregos. Enquanto o Brasil registrou queda de 26% no número de vagas formais em 2022, segundo o Ministério do Trabalho, o coop teve um crescimento de 6,25%, gerando mais de 524 mil postos de trabalho”, afirmou.

Em seguida, a palestra magna Experiência do cliente: Qual a relação entre Coldplay e Disney foi coordenada por Hendel Favarin, criador e CEO da Conquer, escola que foca no ensino de habilidades para negócios como liderança, inovação, oratória, inteligência emocional, produtividade, negociação e vendas. No primeiro dia foram realizados também o Encontro de Comunicadores e a reunião do Conselho Consultivo do Ramo Transporte.

Na trilha de Inovação aconteceram as palestras Como o IA pode mudar a maneira de fazer negócios; Design centrado na vida: para quem você projeta seu produto ou serviço?; Como tornar a gestão mais ágil em setores-chave da cooperativa; Como captar recursos públicos e privados para o seu projeto de inovação; e Intercooperação: alianças estratégicas para acelerar negócios.  Entre os palestrantes estão Lucilene Gomes, gerente sênior de produtos no @luizalabs; Ivan Santos, CEO e fundador da Agile Inc & Agile School; Maria Carolina Rocha, CEO da ABGI Brasil; Daniel Güths, gerente de Cognição e IA do Sicredi; Alceu Ruppenthal Meinen, superintendente de Relacionamento e IA do Sicredi; Alexandre Gatti, superintendente no Sistema Ocemg; e Rodrigo Pizzatto Las, responsável pelo Projeto Maltaria da Cooperativa Agrária Agroindustrial (PR).

Em Inteligência de Mercado o participante conferiu as apresentações Hábitos de compra e tendências na formação de ecossistemas de consumo; Storytelling com dados: que histórias seus números querem contar? Comunicação estratégica para impulsionar os negócios da sua coop; Transformando o Cooperativismo: Comércio Digital e o Futuro do Marketplace; e Painel com a Apex: Por que exportar?  Nomes como Martha Terenzzo, consultora, mentora, professor e storyteller; Michel Alcoforado, sócio-diretor na Consumoteca; Marcelo Minutti, consultor e palestrante; Isac Pessanha, diretor de vendas da Yalo; Jozeilton dos Reis Freire, Gerente de Mercado de Café na NaterCoop; Rita Albuquerque, coordenadora de qualificação da Apex Brasil; Samuel Lopes Fontes, gerente corporativo de Finanças, Contabilidade e Cooperados da Cooabriel; Alessandro Alves Hervaz , da Copervass, compuseram o time que coordenou a trilha.

Em ESG tiveram exposições sobre temas como Da materialidade ao roadmap de sustentabilidade; O papel da liderança na reputação e imagem da cooperativaO papel dos conselheiros no sucesso da coop; Neutralidade de Carbono; e Energias renováveis no coop. As apresentações ficaram por conta da consultora independente Rosilene Rosado; Patrícia Marins, sócia-diretora da In Press Oficina; Eduardo Assad, coordenador da sub-rede Clima e Agricultura da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação; Talita Priscila Pinto, doutora em economia aplicada, Francisco Otaviano Viana, diretor presidente da Unimed Vale São Francisco; Gervásio Kamitani, presidente do Conselho de Administração da Copasul; Mauro Melo,  presidente da Cooper-PA; e Elias José Zydek , presidente da Frimesa-PR.

Já em Liderança para Transformação a abordagem se concentrou em tópicos como Sucessão: como evitar a desconexão geracional; O segredo do sucesso das coops centenáriasO papel da liderança na reputação e imagem da cooperativa; Design de decisão; e Gestão ambidestra: como administrar o presente, inovar e garantir o futuro. Juliana Alencar, sócia da StartSe, e CCO da empresa; Andréa Dietrich, estrategista de Transformação Digital & Branding;  Helem Baldissera, analista de Relacionamento com foco nos públicos de jovens e mulheres no Cresol Instituto; Mariane Natera, líder da iniciativa Núcleo Jovem Coplacana, Jessyca Bolzan, agente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Aurora Vinícola, Patrícia Martins, Sócia-diretora da In Press Oficina; Alexandre Guerra, diretor Administrativo Financeiro da Santa Clara; e Tiago Luiz Schmidt, Presidente do Sicredi Pioneira, são os palestrantes.

Outras quatro plenárias também aconteceram. Na terça-feira (8), Sílvio Cascione, cientista político da Eurasia; e Denise Pasqual, economista, apresentaram o painel Panorama Político e Ecônomico Brasileiro 2023. Já na quarta-feira (9), Rosilene Rosado, consultora independente, falou sobre A contribuição do coop brasileiro para o ESG, e Fred Gelli, cofundador e CEO da Tátil Design, comandou a apresentação Qual marca a sua marca deixa para nós. A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, fez o encerramento do evento, abordando o tema BRC 1 Tri – onde estamos e como vamos chegar lá.

Os laboratórios ofereceram conhecimento sobre ChatGPT na prática. Foram cinco sessões dedicadas a detalhar como funciona o aplicativo de Inteligência Artificial e como ele pode contribuir com as atividades desenvolvidas pelo cooperativismo. Nos dias 10 e 11 o evento contou com duas agendas online: o Encontro dos Agentes de Inovação e o Seminário Contábil Tributário do Sistema OCB.

Confira a programação completa em https://www.competitividade.coop.br/

Fonte: Sistema OCB