Ir para o conteúdo principal

RSCOOP150 é apresentado ao secretário de Desenvolvimento Econômico do RS

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, e membros da diretoria e gerência da entidade apresentaram para o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS (SEDEC), Ernani Polo, nessa terça-feira (15/8), o Plano de Desenvolvimento para o cooperativismo gaúcho – RSCOOP150bi e oportunidades para o desenvolvimento do setor cooperativista.

A força do cooperativismo gaúcho

As cooperativas gaúchas registraram faturamento recorde, com R$ 81,9 bilhões em 2022, um incremento de 14,9% frente ao ano anterior. Os dados integram o levantamento  Expressão do Cooperativismo Gaúcho (ano-base 2022) e confirmam a posição de destaque do setor no Rio Grande do Sul. Hoje, o sistema reúne mais de 3,5 milhões de associados, principalmente dos ramos Agropecuário, Saúde, Crédito e Infraestrutura.

A estimativa é que, para os próximos cinco anos, o setor seja responsável por 100 mil empregos diretos e invista R$ 300 milhões em capacitação até 2027. Os dados integram o Programa RSCOOP150bi de Prosperidade, plano estratégico do cooperativismo gaúcho para os próximos cinco anos. O plano reforça a estratégia de médio e longo prazos de desenvolvimento, com planejamento e investimentos, profissionalização, inovação e modernização da gestão, buscando a sustentabilidade econômica, social e ambiental das cooperativas e das pessoas que vivem no seu entorno.