Ir para o conteúdo principal

RSCOOP150 norteia debates no quinto dia da Expointer

Nessa quarta-feira (30) o auditório da Casa do Cooperativismo recebeu a palestra do assessor jurídico do Sistema Ocergs, José Pedro Pedrassani,. sobre a “Lei do motorista e Seguro contra terceiros”, que faz parte das iniciativas do Comitê 4 do RSCOOP150 – Infraestrutura e Logística. A palestra que contou com a abertura do presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, também contou com a participação de presidentes de cooperativas de Transporte.

Pedrassani abordou assuntos como as formas que as cooperativas devem atender as condições estabelecidas pela nova lei, jornada de trabalho/repouso, processos judiciais e atuação de sindicatos e destaque principalmente no papel do Sindicato Ocergs de oferecer segurança jurídica para as cooperativas. Ele também identificou os impactos acerca do descanso e fracionamento de intervalo dos motoristas, salientando erros a respeito dos termos “sobreaviso” e “prontidão”, que não se encaixam como tempo de jornada de trabalho, mas que necessitam ser remunerados.

Mercado Livre de Energia

O comitê 4 também promoveu debates de temas ligados à sustentabilidade e ESG, com a palestra sobre a compra de energia no mercado livre, com as cooperativas autorizadas para esse comércio atualmente no RS – Certel e Coprel, representadas, respectivamente, pelo seu vice-presidente, Daniel Sechi e pelo seu orientador comercial, Gabriel Paulus.

Ambos abordaram as vantagens dos consumidores aderirem a esse mercado e os desafios de mercado como: fontes intermitentes, operação do sistema com geração descentralizada, novos modelos de negócio, empoderamento do consumidor, dentre outros.

“A partir da expertise em geração e distribuição de energia, nossas cooperativas do setor conseguem disponibilizar as melhores técnicas para consumidores de média e alta tensão, auxiliando empresas no planejamento e nas transações de compra de energia no mercado livre. A sustentabilidade da cadeia do negócio cooperativo é o que desenvolve as comunidades.”, observa o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

Smartcoop e intercooperação

O primeiro painel do Palco PicthCoop de hoje contou com a presença do diretor-superintendente da CCGL e coordenador executivo da Plataforma SmartCoop, Guilhermo Dawson Junior, e da engenheira agrônoma da CCGL e coordenadora de Difusão na SmartCoop, Fernanda Damiani Toledo. Com o tema “A intercooperação na busca da digitalização”, Dawson apresentou os indicadores da Plataforma SmartCoop, juntamente do lançamento da nova plataforma interligada ao Sistema SmartCoop, o Conecta SmartCoop, que funcionará como uma rede social para as cooperativas.

Como objetivos futuros para a SmartCoop, Fernanda aponta tornar a plataforma, que já conta com 28 cooperativas cadastradas, mais usual, prática e importante no dia a dia do campo, se tornando mais acessível para atingir até o pequeno agricultor.

Trade Marketing

A tarde também recebeu no Palco Pitch, como ação do comitê de Comunicação e Novos Mercados do RSCOOP150, o gerente de Trade Marketing da Bauducco, Cristoffer Paz, que compartilhou insights sobre as estratégias de trade marketing adotadas pela empresa para impulsionar os produtos da linha Cereale e Chocobiscuit. Ele destacou que a abordagem varia entre o setor alimentício tradicional e o cooperativismo, onde o público-alvo difere significativamente, sendo mais amplo no ramo alimentício e mais focado nos produtores rurais no contexto cooperativista.

Marketplace e novos mercados

O comitê também trouxe para o Palco Pitch de hoje, o assessor estratégico do Sistema OCB, Robson Cardoso, que trouxe à plateia uma palestra sobre a crescente relevância da tecnologia e do marketplace em escala global. Ele discutiu como a tecnologia transformou a dinâmica entre consumidores e o mercado, ressaltando o impacto das redes sociais e da pandemia na evolução do marketplace. A apresentação de Cardoso destacou como as inovações tecnológicas estão redefinindo a interação entre consumidores e o mercado, reforçando a importância de adaptação e compreensão dessas mudanças e de que forma tudo isso pode contribuir para o alcance da meta de faturamento de R$150 bilhões das cooperativas até 2027.

Casa do Cooperativismo

Os visitantes da Casa do Cooperativismo hoje também conheceram um pouco mais sobre o Projeto Viveiros da Cidadania, realizado pelas coops Cotrijal e Coeducars, em parceria com a APAE de Passo Fundo e que foi tema do último episódio do SomosCoop na Estrada, do Sistema OCB.

Na oportunidade, o presidente e vice-presidente da Cotrijal, Nei Mânica e Ênio Schroeder, falaram um pouco sobre o projeto de produção de mudas de espécies nativas para recuperação de áreas degradadas e urbanização urbana e sobre os benefícios do cooperativismo e seu impacto nas comunidades.

Autoridades e representantes do Governo e de cooperativas promoveram também o Seminário sobre Aquisições de Alimentos da Agricultura Familiar pelos Órgãos Públicos Federais no RS. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, e o gerente de Relações Institucionais e Sindicais, Tarcisio Minetto, participaram do evento, que tratou da atuação da Conab nos Programas e Ações de Suporte à Agricultura Familiar, e de compras públicas.

Texto produzido com a colaboração de acadêmicos do curso de Jornalismo da Uniritter