Ir para o conteúdo principal

FecoAgro/RS promove Jornada dos Presidentes Agro 2023

A FecoAgro/RS, em parceira com o Sistema Ocergs, promoveu a Jornada dos Presidentes Agro 2023, entre os dias 10 e 13 de setembro na cidade de Maringá, no Paraná. A missão técnica reuniu lideranças de cooperativas do ramo agropecuário com o objetivo de estimular reflexões sobre tendências e desafios da liderança, estabelecer o pensamento em torno da governança.

Além disso, a missão contou com temas para compreender o líder como fomentador de um ambiente de inovação e criação de novas possibilidades, bem como trabalhar aspectos sobre atuação em redes, liderança e o papel dos dirigentes como desenvolvedor de pessoas, buscando a construção da liderança para além da organização.

Cooperativas Agropecuárias e o RSCOOP150 bi

No cenário do cooperativismo gaúcho, as cooperativas agropecuárias tem grande potencial de encaminhar o Plano Gaúcho de Cooperativismo RSCOOP150 Bi de prosperidade. Este plano visa não apenas superar a marca de R$150 bilhões em faturamento, mas também atingir a meta de quatro milhões de associados até 2027, enquanto geram 100 mil empregos diretos. Nesse contexto, as cooperativas filiadas à FecoAgro/RS tem papel importante, pois representam juntas 81% desses objetivos e foi com esse objetivo que a Jornada dos Presidentes foi criada.

Realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC), o evento contou com palestras sobre Great Reset, Visão de Futuro no Conselho, Cultura de Inovação e Propósito e Legado. Estiveram presentes 29 lideranças das cooperativas Caal, Cotrisul, Coagrijal, Camnpal, Coomat, Cotrisel, Camal, Cotrijuc, Cotrirosa, Coopermil, Cotrimaio, Agropan, Cotriel, Cotribá, Cotrijal, Cotripal, Cotrisoja, Cotrifred, Coopibi e Coasa.

A Jornada também contou com a presença do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que apresentou um breve histórico e contexto socioeconômico do cooperativismo paranaense, os momentos de dificuldades no passado e os desafios do futuro. 

Visita a cooperativas do setor

Os participantes também tiveram a oportunidade de fazer visitas técnicas em duas grandes cooperativas, a Coamo Agroindustrial Cooperativa e a Cocamar Cooperativa Agroindustrial.

Na Coamo, os participantes puderam vivenciar o dia a dia da cooperativa, e como ela recebe, classifica, beneficia, padroniza, armazena, trata e industrializa a produção dos associados. Produzindo sementes, comercializando as commodities agrícolas, industriais e alimentos Coamo.

Também foi apresentado o modelo de governança implantado a partir de 2020 e toda a estrutura de gestão e logística da Cooperativa e o modelo de negócio da CrediCoamo juntamente da importância da concessão de crédito aos associados e vinculada à atividade produtiva.

A cooperativa atua em 74 municípios dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e conta com 8.951 Funcionários.

Na cooperativa Cocamar, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a dona de um dos maiores e mais diversificados parques industriais do cooperativismo brasileiro, a Cocamar opera com indústria de processamento de soja, refino e envase de óleos vegetais, biodiesel, rações, fertilizantes foliares, fios têxteis, produção de bebidas à base de soja, néctares de frutas, maioneses, mostarda, ketchup, café torrado e moído, álcool doméstico e farinha de trigo. 

A cooperativa está presente nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, contando com 110 unidades e cerca de 19 mil cooperados e quatro mil funcionários. Também foi apresentada a história da cooperativa, com destaque para o modelo de governança adotado desde 2015, as boas práticas ESG e de compliance, o ideal do negócio focado no atendimento ao cooperado, e como eles superaram os momentos de dificuldade financeira do passado.