Ir para o conteúdo principal

Carlos Barbosa recebe o terceiro Workshop Temático do RSCOOP150

Na sexta-feira (15), o Sistema Ocergs promoveu o 3º Workshop Temático do RSCOOP150 no interior, no auditório da Cooperativa Sicredi Serrana RS/ES, em Carlos Barbosa, que contou com a participação de 42 representantes das coops da região.

O evento teve como tema a Inovação para Cooperativas e integra o projeto de Acesso a Mercados, coordenado pelo Comitê 3 do RSCOOP150, que visa à oferta de soluções para aumentar a participação das cooperativas no mercado local, estadual, nacional e internacional. A série de debates já foi realizada em Cruz Alta e Santa Rosa, com os temas Trade Marketing e políticas de inovação e de sustentabilidade.

“Cada vez mais as cooperativas gaúchas têm buscado soluções inovadoras para fomentar e impulsionar o desenvolvimento do setor. É por isso que, constantemente, o Sistema Ocergs busca promover ações com o intuito de qualificar e alinhar toda a cadeia produtiva, incentivando ainda mais ações nesse sentido”, observa o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann. O dirigente lembra ainda que o tema é uma das prioridades do RSCOOP150, o planejamento estratégico do setor para os próximos cinco anos.

Além de terem a oportunidade de conhecerem mais sobre o RSCOOP150, com a apresentação do superintendente do Sistema Ocergs, Gerson Lauermann, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os objetivos e soluções da Escoop para aprimorar os conhecimentos e fornecer melhores condições de controle, fiscalização e principalmente administração das cooperativas. A coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Paola Londero, destacou em sua fala a importância de preservar a identidade cooperativista e o desenvolvimento da gestão e governança das cooperativas.

O workshop trouxe também cases de sucesso sobre o tema Inovação da cooperativa Sicredi Serrana RS/ES, em que o gerente regional de negócios da coop, Ordilei de Cesaro compartilhou os processos operacionais e estratégicos do programa de ideias da cooperativa, criado para incentivar todos os colaboradores a promoverem a inovação. Nesse sentido, o líder de Cognição e Inteligência Artificial do Sicredi, Daniel Guths, falou sobre como o Sicredi tem trabalhado com a IA para complementar as capacidades cognitivas humanas, ter mais assertividade e segurança nos processos para ganhar eficiência, transformar carreiras para os colaboradores e gerar mais valor para os negócios.

Aliança Estratégica, Intercooperação e TI

O Comitê de Alianças Estratégicas, Intercooperação e TI do RSCOOP150, através do gerente de Inteligência de Dados do Sistema, Cássio Triches, trouxe cases das cooperativas da região, Vinícola Garibaldi, Unimed Nordeste e Coopeeb, que apresentaram seus principais produtos e serviços, com o objetivo de promover alianças estratégicas e alavancar os resultados do Projeto.

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, no encerramento do evento, destacou a importância de investimentos em inovação e tecnologia para o alcance das metas do RSCOOP150 e da construção de um novo modelo cooperativo, principalmente para sermos uma melhor resposta para os jovens. E convocou todos para essa nova construção. “Estamos juntos buscando alternativas estratégicas para alcançar o crescimento das cooperativas e só conseguiremos isso se tivermos atitudes diferentes e juntos”, convidou.

Confira um pouquinho do que rolou no evento aqui. O próximo Workshop acontece no dia 27 de outubro, em Porto Alegre e abordará o tema “Empreendedorismo para Cooperativas”.