Ir para o conteúdo principal

Livre Pensar é tema do 11º Fórum Instituto Unimed/RS

Em sua 11ª edição, o Fórum Instituto Unimed/RS reuniu, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, cerca de mil pessoas para debater com alguns dos principais nomes pensantes do país no dia 15 de setembro. O “livre pensar” foi o conceito norteador para os temas trabalhados pelos palestrantes. A jornalista Alice Bastos Neves mediou o encontro, que contou com participações do presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, do especialista em inovação e empreendedorismo Allan Costa, do economista Eduardo Giannetti, do jornalista e comentarista de política e assuntos internacionais Demétrio Magnoli e do historiador Leandro Karnal, que falou sobre “O que é ser livre?”.

A programação contou com intervenção artística do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e do ator Henri Pagnoncelli, que interpretou “Tragédia de Júlio César’’, de William Shakespeare. Na sequência, o último painel da edição teve como tema “Sociedade, Economia e Pensamento Liberal”. A mesa contou com a presença de Luís Artur de Barros Nogueira, Fernando Schüler, Allan Costa e Demétrio Magnoli. Costa focou sua fala no mundo empresarial, especificamente no método ESG (Environmental, Social e Governance). ‘’O ESG autêntico é fundamental, mas é desvirtuado pela igualdade vazia, a inclusão pela simples inclusão, sem propósito’’, diz. Magnoli abordou um panorama da geopolítica global da Segunda Guerra Mundial até agora, salientando o papel do Brasil nesse novo momento: “É preciso cuidar de um mundo cada vez mais inseguro e de maior polaridade. O Brasil precisa focar estrategicamente nas possibilidades de novas relações internacionais”. Fernando Schüler ressaltou que vivemos o grande desafio da Revolução Tecnológica. “Estamos transitando pela ‘loucura’ religiosa e passando pela loucura política. Cada pessoa encampa a ideia que lhe convém”.

Encerrando as atividades do Fórum, Eduardo Giannetti abordou “O valor do amanhã”. O economista iniciou sua fala ao comentar sobre o declínio na taxa de fecundidade brasileira e traçou um panorama, aliando a temas como maior escolaridade e urbanização. “Quando a base da pirâmide etária alargou, deveríamos ter tomado medidas para oferecer condições de vida e capital humano adequado”, diz. Sobre essa óptica, salientou que o país necessita de maior investimento no capital humano: “Demos enorme ênfase, algo de fundamento da psicologia social, em capital físico: rodovias, indústrias, urbanização. É preciso ressaltar que não seremos uma potência sem uma base de capital humano qualificado”. Giannetti também destacou a maior expectativa de vida e como as pessoas devem se preparar para tal realidade, refletindo sobre tópicos como matrimônio e trabalho. “Viver mais tempo muda completamente as relações que estabelecemos ao longo da vida em diversos campos – aquele mousse de chocolate e o cigarro vão cobrar juros mais altos; a pessoa com quem escolhemos nos casar também deve ser ainda mais considerada”, brinca.

Palestras e painéis

A abertura do evento ficou a cargo do presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May. Em sua fala, May trouxe ao palco o norte da edição. “Estou aqui para tentar levar a vocês uma provocação. Uma instigação inicial de um tema complexo e atual”, disse. Na sequência, levantou indagações sobre essas temáticas, além de considerações sobre as diferenças entre liberdade de expressão e liberdade de pensamento. O historiador Leandro Karnal refletiu sobre o que é ser livre. “Estamos em uma geração com mais liberdade para se vestir, pensar, mas não notamos uma felicidade maior. A geração atual é caracterizada pelas fotos bonitas e pessoas tristes, um contraste extremo”, disse, ao fazer um paralelo entre o conceito de liberdade para as diferentes idades.

Fechando a manhã, o painel “Sustentabilidade, Inovação e Livre Pensar” reuniu Arthur Bender, Daniela Diniz, Luis Justo e Alexandre Pellaes. Bender reforçou a importância dos diferentes olhares da realidade. “Passamos a acreditar que o mundo é do jeito que a gente olha. Gostamos dos livros que corroboram com nosso pensar, filmes que refletem a nossa visão sobre a vida. Tendemos a nos relacionar com pessoas que pensam de maneira similar a nós”. O CEO da Rock World, Luis Justo, falou sobre a arte de sonhar e fazer acontecer. Para ele, “a constante insatisfação nos leva a fazer o que nunca foi feito”. Já Diniz abordou a relação entre liberdade e mercado de trabalho. “Estamos vivendo uma epidemia de desengajamento, as gerações mais jovens pensam em se aposentar cada vez mais cedo e entendem o trabalho como um mal necessário, entregando uma produtividade cada vez menor”, afirmou. Já Pellaes trouxe sua visão sobre o trabalho como ferramenta de transformação do mundo: “O trabalho é a sua decisão de ser uma interferência positiva numa história que vai acontecer com ou sem a sua presença”.

O Fórum

O Fórum Instituto Unimed/RS é uma realização do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, por meio do seu Instituto. A edição 2023 teve apoio de Sescoop/RS, Unimed Mercosul, Unicred Central geração, Unicred Porto Alegre; e parceria de Medilar, Unimed do Brasil, Instituto Unimed Porto Alegre, PUC-RS, ABRH/RS, Mesa Brasil e RS Empreendimentos/SA. O evento contou com intérprete de libras durante toda a programação e arrecadou itens de higiene e limpeza e alimentos, que serão destinados pelo Mesa Brasil, do Sesc, aos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Fonte: Pauta Assessoria – com apoio de Núcleo de Comunicação e Marketing Unimed/RS