Ir para o conteúdo principal

RS presente no Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC)

O 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) aconteceu em setembro, na sede da Finatec – Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (UnB). Foram três dias de apresentações dos trabalhos aprovados, palestras e seminários sobre o cooperativismo, com o tema “Sustentabilidade no Cooperativismo: Competitividade, Inovação e Diversidade”.

O evento contou com a participação de professores da Escoop, foi promovido pelo Sistema OCB e teve como objetivo fomentar a produção científica sobre o cooperativismo e suas diversas áreas de atuação.

Os professores da Escoop foram convidados pelo Sistema OCB para apresentarem seus trabalhos e contribuírem com o debate sobre os desafios e as oportunidades do cooperativismo no cenário atual. Entre eles, estavam Rejane Ines Kieling, Roberto Morais, Roberta Poll, Poala Londero, Rosane Schmitt, Cinara Neumann Alves e Viviane Laimer.

A Escoop esteve representada pela professora Paola Londero no Comitê Científico do EBPC, na linha de Contabilidade, Finanças e Desempenho, e também na mediação da Aula Magna do evento “ESG é uma abordagem moderna para o coop”. Além disso, também foi citada como instituição autora dos cinco cursos da trilha de Ciências e Coop, apresentada a todos os pesquisadores do evento.

O evento foi aberto pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. “A pesquisa é fundamental para as cooperativas. Através das pessoas que se dedicam à pesquisa, nós construímos um pilar fundamental para que o cooperativismo possa continuar sua jornada”, declarou.

Foram selecionados projetos de pesquisadores de coops do RS: Larissa Zambiasi (Cooperconcórdia), Luci Fornari Abreu e Wanda Genro (Sicredi Centro Serra), Marcelo Tavares (Sescoop/RS).

O EBPC
O objetivo do EBPC é estimular estudos direcionados à maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas para que elas atinjam novo patamar de competência por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências. Ao todo, o 7º EBPC recebeu 177 trabalhos de autores das cinco regiões brasileiras. Os 50 melhores trabalhos foram premiados com passagens aéreas e hospedagem para o evento, como uma forma de incentivo para apresentação dos estudos.

O encontro acontece a cada dois anos e é direcionado aos pesquisadores, gestores e dirigentes de cooperativas, profissionais do sistema de aprendizagem e representação, e elaboradores de políticas públicas. Para quem deseja se preparar para participar das próximas edições, o Sistema OCB disponibiliza – de forma gratuita – em sua plataforma de aprendizagem, a CapacitaCoop, uma trilha com o Programa Pesquisa Científica do Cooperativismo. Ela é composta por cinco cursos: Estatística Básica; Fichamento, Resumo e Resenha; Como elaborar projetos de pesquisa; Escrita acadêmica; e Descomplicando o Lattes.

Premiação das pesquisas em destaque

Foram três dias de apresentações de 67 trabalhos de pesquisa sobre o cooperativismo. Os artigos científicos do evento serão encaminhados à Revista de Gestão e Organizações Cooperativas (RGC) que irá convidar os autores para um processo de fast track e os autores convidados participarão de uma edição especial da revista para o EBPC.

O evento premiou os melhores trabalhos em cada um dos eixos temáticos e, ainda, o melhor relato de experiência. Karla Oliveira, gerente geral do Sescoop foi convidada para realizar a entrega dos prêmios no encerramento do evento. Para ela, o EBPC destaca a relevância das pesquisas que podem impulsionar o cooperativismo no Brasil. “A diversidade de temas abordados nas pesquisas reflete a abrangência e o impacto do cooperativismo em diversas áreas da sociedade. As pesquisas desempenham um papel fundamental ao fornecer conhecimentos valiosos para o contínuo crescimento e desenvolvimento das cooperativas brasileiras”, declarou.

Saiba mais aqui!