Ir para o conteúdo principal

Uniodonto reúne lideranças do coop odontológico em sua 31ª Convenção Nacional

Liderança que Inspira e Transforma é o tema da 31ª Convenção Nacional que a Uniodonto do Brasil realizou dos dias 20 a 22 de setembro, no auditório do Novotel Center Norte, na capital paulista. O evento reuniu 170 dirigentes de cooperativas odontológicas e contou com programação diversificada que abordou questões essenciais e atuais, como o papel da odontologia na saúde suplementar, a reforma tributária, os desafios da gestão no setor de saúde, ESG, tecnologia e inovação.

Na abertura, o  presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas defendeu a necessidade de ampliação da representatividade de parlamentares que defendam as pautas cooperativistas nas câmaras municipais, assembleias legislativas e no Congresso Nacional. “A sociedade deseja o modelo de negócio das cooperativas”, salientou. Freitas também agradeceu o apoio recebido do presidente da Uniodonto na representação do cooperativismo nacional junto à Aliança Cooperativista Internacional – ACI.

O diretor presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves de Souza Neto, ressaltou o papel da OCB em abraçar as diferentes realidades, unificando o cooperativismo nacional. Também dirigiu-se à ANS, falando sobre o diálogo com a agência como forma de atingir o equilíbrio entre os interesses de prestadores de serviços, beneficiários e operadoras de planos, enumerando alguns dos principais pleitos da cooperativismo odontológico ao presidente da Agência. “Regras dos contratos trazem muitos direitos aos clientes, que são a parte frágil dessa equação, aumentando o risco da operação, majorando o valor do produto, e impedindo o ingresso de mais pessoas como beneficiários”, destaco.

Programação

Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre a odontologia na saúde suplementar, o aumento do número de beneficiários e as exigências regulatórias, Reforma Tributária, entre outros tópicos relevantes para o setor. Os debates se concentraram nas tendências, desafios e gestão na área de saúde.

No segundo dia, os principais temas debatidos incluíram as tendências, os desafios e a gestão da área de saúde; as variáveis que influenciam a performance da saúde suplementar; e o uso de tecnologias e inovação no sistema.

O último dia teve participação do presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco. E a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano, participou do lançamento do Projeto Uniodonto ESG. A proposta é unir políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança dentro do maior Sistema de Cooperativas Odontológicas do mundo.

O estande do SomosCoop esteve ativo também para incentivar a valorização dos produtos e serviços cooperativos. Sua presença na Convenção busca a conscientização no apoio e escolha de iniciativas que priorizem os valores cooperativos e o desenvolvimento sustentável.

Frencoop

O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) se colocou à disposição do cooperativismo e reforçou seu compromisso com as parcerias público-privadas (PPP) no ramo da saúde.  “Estou à disposição para trabalhar em conjunto, construindo um ambiente ainda mais favorável para as cooperativas e promovendo soluções que beneficiem a população brasileira. Juntos, podemos alcançar grandes conquistas e fortalecer o sistema de saúde do nosso país”, disse.

A odontologia suplementar tem avançado no Brasil. As cooperativas do segmento somaram 3,8 milhões de beneficiários em 2022. “As cooperativas de odontologia desempenham um papel significativo ao fornecer serviços de qualidade e acessíveis para milhões de brasileiros. Meu trabalho é voltado para que haja uma regulação justa e propocional ao crescimento das cooperativas odontológicas”, afirmou.

Zerando emissões

Esta é a primeira Convenção que a Uniodonto realiza neutralizando as emissões de carbono geradas pelo evento. E a boa notícia foi dada pelo presidente da Cooperativa, já na sessão de abertura. Para mais de 15 toneladas de carbono emitidas, a Uniodonto firmou parceria com a Cooperflorest e vai cuidar de uma área de um hectare do bioma caatinga pelo prazo de um ano.

A 31ª Convenção Nacional da Uniodonto acontece teve como patrocinadores Sescoop/SP, Sistema Ocesp e Unimed. A Feira de Negócios conta com a participação dos seguintes expositores: Active Ware, Caitech, Uniodonto Corretora de Seguros, Fama Auditores Independentes, Letieri Bolsas, Sistema de Gestão Odontosfera, Sisprime Cooperativa de Crédito, Odontotech Sistema de Gestão e Unicred.

Fonte: Uniodonto e Sistema OCB