Ir para o conteúdo principal

Coops gaúchas no SomosCoop na Estrada!

A segunda temporada do SomosCoop na Estrada já está no ar e tem coop gaúcha.

O projeto que percorre o Brasil para informar de maneira descontraída como é o dia a dia das cooperativas, o trabalho dos cooperados e as vidas que são transformadas pelo movimento. Com o veículo off road do SomosCoop, a jornalista Glenda Kozlowski continua desembarcando em cooperativas de todo o país e trazendo conteúdos diversos, bate-papos e depoimentos, tudo de maneira leve e descontraída para mostrar um jeito diferente de fazer negócios. A nova temporada tem histórias empolgantes de cooperativas do Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Viveiros da Cidadania

O quinto episódio da série foi gravado em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, onde pudemos conhecer uma iniciativa inspiradora fruto da parceria entre a cooperativa Cotrijal e a Apae, que une recuperação ambiental e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: o Viveiro da Cidadania.

Em seu terceiro ano de existência, o projeto Viveiro da Cidadania estimula a contratação de pessoas com deficiência (PCDs) formadas na Coeducars. Emocionante, o quinto episódio traz depoimentos de quem já se beneficiou com a iniciativa e viu sua vida mudar completamente. Um segundo projeto de intercooperação que levou a Cotrijal a incorporar a Coagrisol também faz parte do roteiro no estado mais ao Sul do país.

A iniciativa foi inaugurada em junho de 2021, nas dependências da APAE, onde são produzidas mudas para a recuperação de áreas degradadas e de preservação e arborização de áreas urbanas e rurais. Ao todo, 50 colaboradores da Cotrijal atuam no local.

Assista ao episódio em https://youtu.be/HpG3fpDJFiw e compartilha com a gente o orgulho desse projeto que coloca os valores do cooperativismo em prática!

Energia e conectividade que geram competitividade

No sétimo episódio, o município de Ibirubá é o cenário. Nele, Glenda confere o trabalho da cooperativa gaúcha de infraestrutura Coprel, uma cooperativa de energia que transformou a realidade da região e proporcionou mais qualidade de vida e oportunidades para muitas famílias. O capítulo evidencia histórias de transformação no campo com a oferta de energia e soluções telecoms para quem está distante dos grandes centros.

Na Coprel, Glenda conversou com o presidente Jânio Vital Stefanello. Após, mostrou a Granja Laranjeiras da cooperante Maria Luiza Prestes, no interior de Ibirubá. A família produz diversos produtos artesanais como geleias, chimias, molhos, sal temperado, e outros alimentos com a marca Horto Hortelã. A jornalista também entrevistou os produtores rurais Rosangela e Adelir Castelli, da Agrocastelli, em Selbach, que possuem uma ordenha elétrica robotizada na produção leiteira.

Além da participação dos cooperantes, vários colaboradores também contribuíram para a gravação de imagens no Centro de Operações, engenharia da Coprel Telecom, Discoprel, nas subestações de energia Ibirubá 2 e Marau 2, e nas obras da Pequena Central Hidrelétrica Tio Hugo, que está em fase final de conclusão.

Assista ao episódio em https://youtu.be/ws41JHfWRGY e conheça as histórias das famílias que mudaram suas vidas com o coop.

primeira temporada da websérie, lançada em 2022, percorreu seis mil quilômetros de estradas do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país. Foram cinco estados visitados para detalhar e retratar experiências de dez diferentes cooperativas. Os episódios contemplaram os sete ramos do coop: Agro, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Transporte, Trabalho, Produção de Bens e Serviços e foram gravados na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.