Ir para o conteúdo principal

Somos o cooperativismo no Rio Grande do Sul!

A mais recente campanha institucional do Sistema Ocergs evidencia o posicionamento da entidade, que está ao lado dos seus cooperados em todos os momentos. Com o mote “Somos o Cooperativismo no RS”, as peças assinadas pela Engenho de Ideias estão sendo veiculadas em rádios, jornais e mídia externa da capital e do interior, além das redes sociais, com conceito central focado na colaboração, na educação e na comunicação.

De acordo com o presidente Darci Hartmann, a iniciativa busca melhorar o acesso e a informação sobre os produtos e serviços oferecidos às cooperativas, reforçando a presença da marca “Sistema Ocergs” e sua importância para o desenvolvimento e competitividade  no setor.

A campanha traz sete personagens lado a lado, cada um representando um cooperado ou colaborador dos diversos ramos do cooperativismo – agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços, saúde e transporte.

Em um segundo momento, a linha criativa foi desdobrada utilizando a imagem de um personagem que representa um cooperado de determinado ramo, ao lado de um consultor do Sistema Ocergs, reforçando essa relação de parceria com um título que traz uma pergunta para uma “dor” da cooperativa, e a resposta que coloca o  Sistema como solucionador. ​​Além disso, destaca-se os principais benefícios para a cooperativa e o associado.​

 “Queremos que os gaúchos conheçam e valorizem o trabalho das cooperativas na construção de um Rio Grande do Sul mais forte e desenvolvido. Também pretendemos reforçar que o Sistema Ocergs está preparado para atender as demandas do setor, com compliance, cursos, treinamentos e tudo que uma cooperativa necessita para se fortalecer e crescer. Buscamos estar cada vez mais perto dos nossos associados, em todos os momentos”, destaca o presidente Hartmann.

O cooperativismo no Rio Grande do Sul

O Sistema Ocergs reúne 3,5 milhões de associados e atua em todas as fases de uma cooperativa, desde o processo de criação, passando por etapas como assessoria jurídica e trabalhista, além da oferta de treinamentos e cursos. Em 2022, as cooperativas gaúchas registraram faturamento recorde, com R$ 81,9 bilhões, um incremento de 14,9% frente ao ano anterior. A informação consta no levantamento “Expressão do Cooperativismo Gaúcho” (ano-base 2022).  Já o RSCOOP150, planejamento estratégico para os próximos cinco anos, prevê que o setor seja responsável por 100 mil empregos diretos e invista R$ 300 milhões em capacitação até 2027.