Ir para o conteúdo principal

Cootravipa leva cultura e educação para crianças da rede municipal

Durante o mês da criança, o Teatro Renascença será palco de uma iniciativa que vai levar cultura e educação a centenas de crianças e adolescentes estudantes de escolas municipais de ensino fundamental. A peça de Teatro “RecicladaMente” faz parte do Projeto Empreender Para Crescer, da Cootravipa, que visa a capacitação e o desenvolvimento dos trabalhadores de cinco Unidades de Triagem (UTs) de Porto Alegre e suas comunidades.

 A peça, produzida especialmente para crianças, é uma produção do grupo teatral Espaço da Arte, contratado pela Cooperativa para montar uma peça exclusiva com a temática da sustentabilidade e reciclagem de resíduos. O projeto ressalta que, por trás do que normalmente descartamos, há recursos valiosos que podem ser reciclados e reutilizados para promover um ambiente mais sustentável. Além de conscientizar, o objetivo é proporcionar a crianças das comunidades a oportunidade de entrar em contato com a arte e novas perspectivas. 
 A presidente da Cootravipa, Imanjara de Paula, reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento social: “Este projeto é uma parte vital do compromisso da Cootravipa em educar a comunidade sobre questões ambientais e apoiar o desenvolvimento das comunidades locais”, enfatiza. 
 A cooperativa realiza suas ações baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentávei da ONU (ODS) e a promoção da peça teatral se enquadra na ODS Educação de Qualidade, que assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 
 Ao todo, serão oito dias e 12 apresentações da peça. Nos dias 09, 10 e 16 de outubro, as apresentações acontecerão no Teatro Renascença para estudantes de quatro escolas diferentes. Já nos dias 31 de outubro, 1,6,7 e 8 de novembro, a peça será itinerante, passando por cinco outras escolas municipais.
 A trama gira em torno das descobertas dos personagens em relação a destinação dos resíduos e durante os dias das apresentações, as crianças ainda terão a presença do Vipinho, mascote da Cootravipa. 
“RecicladaMente” faz parte do cronograma do Projeto Empreender Para Crescer, que conta com a parceria do Fundo Social do Sescoop/Sistema OCERGS e recursos disponibilizados por fornecedores parceiros da cooperativa. Além da peça teatral, a ação proporcionou a parceiros de cinco Unidades de Triagem capacitações voltadas a cinco eixos: Educação Cooperativista; Empreendedorismo e Inovação; Comunicação e Redes Sociais; Gestão Financeira e Gestão Ambiental. 

 RECICLADAMENTE:
 Com trilha sonora feita ao vivo, muita interação com a plateia e um texto sensível, a peça conta a história de Dona Marlene, Júnior e seu pai, Bira, um completo alienado com relação aos processos de reciclagem e, por isso, um grande poluidor do meio ambiente. Júnior segue os passos do seu pai, até conhecer Dona Marlene e compreender a importância do processo de reciclagem. Juntos, eles iniciam um grande movimento, primeiro para realizar o trabalho de escola do jovem, por fim, provocando uma grande transformação na vida de todos os envolvidos.
 O diferencial desta obra, construída para o público infantil, está na figura de quem conta essa história toda, o “Sr. Resíduo”, uma figura que foi encontrada, cuidada e reciclada por Dona Marlene.

Fonte: Comunicação Cootravipa