Ir para o conteúdo principal

RS é o primeiro estado a receber novo programa de educação cooperativista nacional

Tornar-se o maior programa de educação cooperativista com propósito do mundo! Esse é o nosso objetivo para o Programa DNA Cooperativo e damos o primeiro passo hoje, no Rio Grande do Sul.

Com essa frase, o analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB, Joaci Medeiros, deu as boas-vindas a professores da Escoop, colaboradores do Sistema Ocergs, agentes de cooperativas e instrutores externos presentes na imersão sobre o Programa DNA Cooperativo, na última quarta-feira (18), na Casa do Cooperativismo da Expointer, em Esteio.

Alinhado ao pilar ESG, o Programa é uma das soluções de Desenvolvimento Social do Sistema OCB para fortalecer a cultura cooperativista. Através da promoção do quinto princípio do Cooperativismo (Educação, Formação e Informação), o programa visa fortalecer o entendimento dos cooperados e colaboradores de cooperativas em relação aos valores, princípios e modelo de negócios do cooperativismo, além de outras questões essenciais ao cooperativismo.

Imersão

A partir dos diagnósticos dos programas de Monitoramento e construída em conjunto com o Sistema OCB e uma consultoria técnica especializada, o Sistema Ocergs convidou agentes estratégicos do cooperativismo gaúcho para participar de uma imersão e vivenciar de forma leve e lúdica os diferenciais do cooperativismo.

“O cooperativismo é feito de pessoas para pessoas”.

Por isso, mais do que descobrir o propósito do cooperativismo, a imersão desenvolve o propósito de cada um que está aqui para que, com base na filosofia, princípios e valores do Movimento, auxiliem na sustentação e atuação estratégica para que a cultura cooperativista faça parte do dia a dia de todos dentro das cooperativas.

Durante o dia, a consultoria Tribo aplicou a metodologia do programa, trazendo para o grupo a história, os valores e princípios do cooperativismo, cultura organizacional, cases de cooperativas, dinâmicas experenciais, tendências do mundo nos negócios, além de discussões sobre negócios com propósito e de que forma o propósito individual se conecta com os princípios e valores do coop.

Próximos passos

O objetivo é que os participantes da imersão sejam multiplicadores nas cooperativas. Por isso, a partir de agora, os interessados participarão de uma capacitação de 8h on-line com a Tribo, onde serão instruídos sobre as técnicas para as dinâmicas do evento. Após, eles também poderão replicar a técnica para criar novos multiplicadores nas cooperativas.

Para a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema Ocergs, Rafaela Comerlato, esse é um marco para o Rio Grande do Sul. “O objetivo do Sescoop/RS é promover a cultura cooperativista e essa é uma ótima oportunidade para que possamos levar o cooperativismo cada vez mais para o dia a dia das pessoas. Escolhemos pessoas que já fazem a diferença nas suas comunidades e tenho certeza de que elas nos auxiliarão a transformar cada vez mais as culturas organizacionais das cooperativas e, consequentemente, a vida de muita gente. O caminho é longo, mas juntos vamos cada vez mais longe,” afirma.

Quer ver como foi o evento? Acesse nossas redes sociais e confira!