Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs promove 1º InovacoopRS Summit

O Sistema Ocergs promoveu hoje (20/10), o primeiro InovacoopRS Summit, uma imersão para proporcionar um ambiente de conexões e preparar pessoas para o ecossistema cooperativista inovador. Com o tema “Cooperar para construir o Futuro”, o evento teve como objetivo conectar as cooperativas com as melhores práticas e oportunidades de inovação no cooperativismo e aconteceu no Instituto Caldeira, o hub de Inovação e Tecnologia, em Porto Alegre.

Na programação, palestras que promoveram a conexão de cooperativas com as melhores práticas e oportunidades de inovação no cooperativismo, mas principalmente conexão com as pessoas que fazem a inovação acontecer nas nossas coops.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, falou sobre os desafios e oportunidades do cooperativismo no contexto da inovação. “Temos competência e capacidade para construir um cooperativismo do futuro brilhante, mas para isso precisamos de garra, de capacitação para profissionalizar nossos serviços e sermos cada vez mais competitivos. Nosso modelo de negócio é inclusivo, é moderno, mas precisamos de espaços como este evento para pensarmos e tomarmos atitudes diferentes para novas oportunidades”, afirmou.

O superintendente do Sistema, Mario De Conto, agradeceu o apoio da diretoria, do Sistema OCB e da equipe que tem abraçado cada vez mais o tema para construir soluções de inovação para as cooperativas. “Estamos em um esforço constante, juntamente com a Escoop também, mas principalmente com vocês, cooperativas. Precisamos encontrar caminhos conjuntos e esse evento é um marco para todos nós. Inovação não se faz sozinha”, afirmou.

A abertura do evento também contou com o Momento RSCOOP150bi, apresentado pelo gerente de Planejamento do Sistema Ocergs, Emanuel Malta, que destacou os objetivos estratégicos do projeto de desenvolver as pessoas para os novos desafios​ e atuar nas ações relacionadas à infraestrutura e tecnologia​. Emanuel destacou o trabalho do Comitê 6 do Projeto – Inovação e Desenvolvimento Profissional, que prevê engajamento dos agentes das cooperativas em ações de gamificação e projetos com propósito​, aprimoramento das parcerias para a realização de Missões, agenda e diagnóstico da inovação e inclui o InovacoopRS, inclusive.

Inovação no coop brasileiro

O gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, Guilherme Souza Costa, falou sobre “A importância da inovação para a competitividade no cooperativismo“. Ele trouxe reflexões sobre o modo de consumo contemporâneo em que se tem uma perspectiva que vai além da qualidade do produto e necessita agregar valor e identificação com a história do produto. Nesse sentido, ele ressalta o papel fundamental do cooperativismo nesse cenário inovador, que foca nas pessoas, impacto social e consumo responsável. “Nosso negócio é a resposta para importantes questões, como a busca por uma sociedade mais igualitária e justa”.

Ele também falou sobre a maior plataforma de conteúdos do Sistema OCB, o Inovacoop, os cursos e materiais disponíveis sobre o tema e divulgou a Pesquisa de Inovação 2023 e a Pesquisa Nacional do Cooperativismo, lançada no último dia 18, para mapear novas estratégias para o cooperativismo brasileiro. A pesquisa pode ser respondida pelas coops até o dia 3 novembro através do link: https://in.coop.br/pesquisacoop.

Inovacoop RS

O coordenador de Inovação do Sistema Ocergs e professor da Escoop, Carlos de Oliveira, esplanou o que o Sistema tem feito para ajudar as cooperativas gaúchas em seus processos de inovação desde missões técnicas por ramos, capacitações e workshops através da Escoop e as diretrizes futuras alinhadas ao Planejamento RSCOOP150.

A criação do Inovacoop RS foi apresentada como uma das diretrizes, além de entregas customizáveis para os diversos ramos do coop gaúcho que possuem realidades igualmente diversas. O objetivo é fazer transformações concretas e positivas no Cooperativismo para construirmos mais prosperidade, fomentando a inovaçãofacilitando conexões oferecendo soluções.

Carlos trouxe também os fatores que podem contribuir para a sustentação da inovação nas cooperativas como: liderança, mudança de paradigmas, tecnologia, processos e valor agregado, mas principalmente cooperação entre as pessoas. “A inovação não é algo estanque. É algo contínuo para que as cooperativas possam se manter atuantes nesse aspecto e para isso precisamos do nosso fator mais importante: as pessoas”.

Captação de recursos e investimentos

A coordenadora de Inovação & ESG e a diretora de Assuntos Corporativos e de Tributos da ABGI, Fernanda Freitas e Carina Leão, apresentaram sua parceira com o Sistema OCB no Radar de Financiamento, e trouxeram aos presentes informações sobre como realizar a captação de recursos financeiros para investimentos em gestão, processos e ferramentas para inovação e ESG de forma estratégica.

Segundo Fernanda, utilizar recursos externos para financiar projetos de inovação garante a continuidade das iniciativas. “Para inovar, é necessário estar preparado para correr riscos, lidar com incertezas e necessidades de recursos financeiros. E estar apto a captar e gerenciar esses recursos para inovar é uma vantagem competitiva essencial”, defende.

Coop Pitch de Inovação

O gerente de Recursos Humanos da Unimed Federação RS, Rodrigo Lima, mediou o painel que trouxe cases de inovação das cooperativas. Nele, as cooperativas apresentaram seus principais desafios e conquistas para a transformação das culturas organizacionais.

O head do Complexo.lab, laboratório de inovação da Sicredi Pioneira, Thiago Pandolfo, falou sobre como a primeira cooperativa de crédito da América Latina e instituição financeira privada mais antiga e em funcionamento do Brasil trabalha a questão da inovação desde 2017. O Complexo.lab é o laboratório de inovação, colaboração e experimentação que desenvolve programas inovadores voltados para educação e empreendedorismo com foco no impacto positivo para as comunidades através de relações de ganha-ganha.​

O case da Santa Clara foi apresentado pelo gerente de Tecnologia, Daniel Misturini. A coop que tem 111 anos de história e criou seu comitê de inovação em 2020, o InovaClara que organiza os programas de melhoria contínua e inovação na cooperativa, onde são desenvolvidos os projetos, trabalhando de forma colaborativa para melhorar processos, analisar oportunidades e estimular a inovação.

O head de inovação da Unimed VTRP, Rafael Zanatta, apresentou a cultura da inovação na coop para otimizar os negócios existentes e explorar novas oportunidades. Para isso, desde 2015 a inovação é um direcionador do planejamento estratégico na Cooperativa. Os aprendizados passam pela importância da capacidade de adaptação e evolução, mantendo o legado e a história da organização, bem como do apoio da alta gestão e mentalidade para a mudança e por correr riscos. Mas principalmente, a inovação passa por cultura e pessoas.

O diretor de Negócios e Infraestrutura da Coprel, coop que leva energia e internet para mais de 70 municípios, Mateus Stefanello, destacou a trajetória da jornada da inovação, que iniciou em 2019 e hoje conta com o Programa de Conexão com Startups, uma iniciativa do Programa de Inovação, desenvolvido para fortalecer os laços entre a Coprel e startups. O objetivo, segundo ele, não se resume apenas em buscar soluções inovadoras, mas também em estabelecer relacionamentos duradouros que impulsionem a cultura de inovação e promovam a troca de conhecimento.

A plataforma digital Smartcoop foi o case de inovação e intercooperação das cooperativas ligadas à Fecoagro/RS, apresentada pela coordenadora de difusão da plataforma, Fernanda Toledo. Criada em 2019, a plataforma busca conectar o produtor com o agro do futuro através de assistência técnica e onde as 29 cooperativas integrantes atualmente agregam suas demandas.

Desafio Coop e Startups

Divididos em grupos, os participantes participaram do desafio para responder de que forma é possível fortalecer o ecossistema cooperativista inovador, com sugestões de boas práticas de cultura da inovação e de governança da inovação.

E por fim, as startups Latromi Technology, ESG Now, Agidesk, Volters e Yours Banks participaram de um Pitch para incentivar a inovação aberta. As coops puderam conhecer soluções de mercado como automatização de processos de atendimento, criação de sistemas web, inteligência financeira, plataforma de gestão de ESG e gestão de energia.