Ir para o conteúdo principal

Comitê de Jovens cooperativistas do RS tem seu primeiro encontro

O Sistema Ocergs incentiva e valoriza a participação dos jovens no cooperativismo. E para reforçar o seu papel enquanto agente de promoção da mudança, a instituição passa a integrar o Comitê Nacional de Jovens (Geração C). Nessa quarta-feira (25/10), a Unidade Estadual realizou o seu primeiro encontro on-line, que reuniu jovens representantes indicados pelas cooperativas gaúchas para participarem dessa iniciativa.

O encontro contou com mais de 40 jovens e teve a participação do superintendente do Sescoop/RS, Mario de Conto, que falou a respeito da importância do jovem no cooperativismo e do desafio de preparar a sucessão e o cooperativismo para o futuro. “O Sistema Ocergs deseja dar cada vez mais protagonismo ao movimento jovem dentro do cooperativismo”, destacou.

A coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola Superior do Cooperativismo – Escoop, Paola Londero, abordou o compromisso do comitê em alterar a faixa etária dos líderes do cooperativismo, que no momento, possui uma liderança madura, com mais de 56% dos líderes acima de 50 anos, sendo esse percentual maior entre os homens, principalmente nos ramos Agropecuário, Crédito, Infraestrutura e Transporte.

“Queremos estar cada vez mais presentes como líderes fazendo a nossa parte, levantando a bandeira do cooperativismo e juntos, fazendo a diferença”, afirmou Paola.

Funções e atividades do Comitê foram apresentadas

Durante o evento foi apresentada a bancada do Conselho Jovem Cooperativista do Rio Grande do Sul, composta por: Jessyca Bolzan, da Cooperativa Vinícola Aurora, que representa juntamente com as jovens Larissa Zambiasi e Keila Koehler, o projeto de Jovens Embaixadores do Sistema OCB.

A secretária-executiva do Comitê Nacional de Jovens do Sistema OCB, Larissa Zambiasi, discutiu a importância do Comitê Estadual e da representatividade enquanto jovens, reforçando ser fundamental o interesse e participação de mais jovens nas cooperativas. Larissa também comentou a respeito de um trecho importante da carta manifesto escrita por jovens cooperativistas.

“Dei-me o espaço e mostre-me o caminho, pois não queremos tirar o lugar de ninguém nas nossas cooperativas, mas sim, somar a força”.

A gerente de negócios do Sicredi Pioneira, Keila Koehler, falou do compromisso de dar longevidade e perenidade ao cooperativismo, honrando o passado e o legado de várias pessoas. E assim, construindo o cooperativismo do futuro todos juntos.

O encontro também contou com a presença dos três representantes do Conselho Jovem por parte do Sistema Ocergs, a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero, a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista, Rafaela Comerlato e o analista técnico da Escoop, Arthur Gehrke Martins.

O Comitê Jovem contará com encontros on-line de troca de informações e palestras, e também convites de eventos e palestras presenciais, sendo um deles o convite para o Fórum dos Presidentes, que acontecerá em dezembro e contará com a palestra “ESG e Negócios: Desafios para o futuro do cooperativismo”.

Encontro contou com a palestra “Aprendendo com gerações”

A professora Alessandra Maciel trouxe à tona temas de grande relevância relacionados às experiências vivenciadas pelos jovens e suas inquietações em relação ao futuro. Durante sua apresentação, Alessandra provocou reflexões acerca da história dos jovens, explorando suas motivações, interesses e preferências.

“Precisamos ter equilíbrio em todas as áreas de nossas vidas, nenhuma área sozinha é capaz de suprir todas nossas necessidades!”

Ainda, foram temas os tipos de diálogos externos e internos como formas de autoconhecimento e maneiras de dialogar com mais motivação, autoconfiança e autogerenciamento das emoções.