Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS recebe Top Cidadania com o Fundo Social

A noite dessa quarta-feira (22/11) marcou a entrega do prêmio Top Cidadania 2023 ao Sescoop/RS, com o programa Fundo Social, que apoia projetos voltados à educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente desenvolvidos por cooperativas. Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), a cerimônia de premiação ocorreu no Grêmio Náutico União.

Em sua primeira edição, o Fundo Social do Sescoop/RS aprovou dez projetos que juntos somam o valor de R$ 1.763.278,00 e devem beneficiar 32.125 pessoas no Rio Grande do Sul. Para a segunda edição em 2024, os recursos recebem um aumento de 50%, totalizando R$ 3 milhões. O número de projetos selecionados passa de dez para 15 no total. O prazo para recebimento dos projetos do Fundo Social vai até 4 de dezembro. Para saber mais informações sobre como sua cooperativa pode apresentar o projeto e concorrer acesse o Regulamento do Fundo Social do Sescoop/RS.

“É muito importante para o Sistema Ocergs esse reconhecimento, fruto de um trabalho de todos os colaboradores e quero dividir essa homenagem com os colaboradores. E acima de tudo, também as cooperativas que trabalharam esse projeto, mostrando a todos os seus associados a importância dessas ações. Além das cooperativas buscarem o desenvolvimento econômico das comunidades em que atuam, nunca podemos esquecer o social que é fundamental, mostrando a diferença do cooperativismo em relação às outras entidades econômicas sociais”.

São, ao todo, 38 premiados — 27 no Top Ser Humano e 11 no Top Cidadania. Dentre os vencedores, destaque também para as cooperativas Central Sicredi Sul/Sudeste, Sicredi Noroeste RS/MG, Unicred Porto Alegre, Unimed Noroeste/RS e Unimed Porto Alegre, que conquistaram o prêmio Top Ser Humano, e para o Instituto Unicred RS e Unimed Porto Alegre, que receberam distinção no Top Cidadania.

Top Cidadania

O prêmio Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha. Desde sua criação, o Top Cidadania já premiou mais de 200 cases.

CONFIRA A LISTA DOS VENCEDORES DO TOP SER HUMANO E TOP CIDADANIA:

Top Ser Humano 2023 — Categoria Organização

Top Cidadania 2023 — Categoria Organização

Conheças os projetos aprovados na primeira edição do Fundo Social

RankingProjetoCooperativa
1Programa Consumo SustentávelCoasa
2Multiplicadores Lixo ZeroCooperconcórdia
3Plantando o BemSanta Clara
4Programa Integrar – Fomento aos cooperados e ao cooperativismoCotrirosa
5Qualificação e incentivo à agricultura de baixo Carbono e a intensificação sustentável na produção de alimentos no Sistema Cooperativo do RSCCGL
6Cotriel Educando para o CampoCotriel
7Projeto de Educação Cooperativista – Coprel na EscolaCoprel
8Projeto Batalhão do BemUnicred Ponto Capital
9Peça Teatral Educação Financeira “Os Sonhos são Possíveis”Sicredi Serrana RS/ES e Sicredi Ouro Branco RS/MG
10Empreender para CrescerCootravipa

1. Programa Consumo Sustentável

Cooperativa: Coasa

O Programa Consumo Sustentável desenvolve atividades de formação que oportunizam às mulheres agricultoras condições para tomarem frente na implementação de práticas sustentáveis em suas propriedades. Através de ações consistentes e diversificadas ao longo dos seus três anos de existência o programa já proporcionou atendimento direto a 103 famílias, incentivando à produção diversificada de alimentos, plantas bioativas, aproveitamento integral de alimentos, estimulando a segurança alimentar, manejo ecológico e contribuindo com a preservação do meio ambiente.

2. Multiplicadores Lixo Zero

Cooperativa: Cooperconcórdia

O projeto tem como propósito qualificar, através de palestras e seminários, os professores e turmas do ensino fundamental II das escolas públicas municipais de ensino fundamental, do município de Santa Rosa/RS, para discutir sobre o tema resíduos sólidos e o tratamento adequado, desenvolvendo um olhar consciente sobre os resíduos que cada indivíduo gera e a importância econômica. O projeto busca desenvolver uma educação que demonstre de forma empírica que o lixo deverá deixar de ser lixo e passará a ser tratado como resíduo, ou seja, como um produto de valor monetário, que gera renda para uma população de vulnerabilidade econômica e social.

3. Plantando o Bem

Cooperativa: Santa Clara

O Programa Plantando o Bem tem como objeto incentivar e despertar o interesse da comunidade escolar para as práticas e técnicas sustentáveis. A Cooperativa Santa Clara iniciou o Plantando o Bem em 2016 e nesses sete anos o programa já atingiu 18.300 alunos e esteve em mais de 100 escolas e 18 municípios. Em 2017, o Plantando o Bem foi reconhecido com o prêmio Top de Marketing ADVB pelo trabalho desenvolvido com alunos. Em 2023, a Cooperativa quer levar às escolas do Rio Grande do Sul o tema Sustentabilidade Ambiental, oportunizando que os professores trabalhem a temática com os alunos através dos subsídios pedagógicos fornecidos pelo Programa, além de Peça de teatro sobre o tema e um concurso de Práticas Sustentáveis entre escolas.

4. Programa Integrar – Fomento aos cooperados e ao cooperativismo

Cooperativa: Cotrirosa

O Programa Integrar abrange o atendimento de 18 municípios de atuação da Cotrirosa. Dentre os objetivos do Programa, estão:

5. Qualificação e incentivo à agricultura de baixo Carbono e a intensificação sustentável na produção de alimentos no Sistema Cooperativo do RS

Cooperativa: CCGL

Diante do atual cenário de aquecimento global, resultado do aumento da temperatura média e de sérias mudanças sobre a dinâmica climática no planeta, novos esforços são necessários para frear este avanço e evitar prejuízos à sociedade e ao ambiente. O aquecimento global se deve principalmente ao aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, com destaque para carbono (C). Contudo, o carbono também é o principal componente da matéria orgânica do solo. Através da fotossíntese, as plantas incorporam dióxido de carbono da atmosfera em compostos orgânicos que, após a colheita, são depositados na superfície de solos e passam a sofrer uma série de transformações. Essas transformações geram um fluxo de energia e carbono através do solo, o qual é responsável pela melhoria das condições químicas, físicas e biológicas do solo. Sistemas de rotação de culturas diversificados durante o ano todo (365 dias) contribuem também para o aumento da produtividade das culturas – maior produção de alimentos/hectare/ano -, bem como, para a mitigação das emissões de carbono para a atmosfera. Estes, são capazes de promover o acúmulo de matéria orgânica no solo e desta forma, contribuírem para a mitigação das emissões de GEE através do sequestro de carbono. Desta forma, o incentivo ao uso de boas práticas agrícolas e da intensificação sustentável será o propósito deste projeto, o qual será executado em três etapas/módulos.

6. Cotriel Educando para o Campo

Cooperativa: Cotriel

Com um olhar mais atento, a Cotriel percebe a necessidade dos jovens que residem e frequentam as escolas do meio rural da sua região de abrangência e entende as dificuldades e perspectivas destes, que se veem num dilema entre se manter no campo ou migrar para a área urbana à procura de melhores condições de vida e de trabalho. Pensando nisso, a Cooperativa lançou o projeto na perspectiva educacional de transformar a realidade das crianças, com o foco de fixar o homem no campo e produzir seu alimento de forma sustentável, buscando a qualidade de vida e de saúde, tendo em vista que os filhos seriam os responsáveis em dar continuidade às atividades agrícolas da família.

7. Projeto de Educação Cooperativista – Coprel na Escola

Cooperativa: Coprel

O projeto de Educação Cooperativista Coprel na Escola completou 18 anos de história em 2022. Para a coop, a infância é o momento em que o aprendizado ocorre com mais facilidade. E se tiver diversão é melhor ainda. E é com este espírito que o projeto reúne peça teatral, distribuição de materiais educativos, integração e brincadeiras para falar sobre a importância do cooperativismo, da economia de energia e da segurança. Lembrando que sempre que o Coprel na Escola é realizado nos municípios, no turno inverso é realizado também um evento com os associados da Coprel, que é a reunião do conselho Consultivo. O evento é uma mini Asssembleia, onde o associado tem a oportunidade de se relacionar com a Cooperativa, aprender mais sobre os programas sociais e cooperativismo.

8. Projeto Batalhão do Bem

Cooperativa: Unicred Ponto Capital

O objetivo macro é ressignificar, a partir da ótica da economia circular, o processo de transformação e reaproveitamento dos resíduos descartados pelo Batalhão Logístico da Brigada Militar de Santa Maria, a partir da doação de fardas e vestimentas não mais utilizadas pelos militares. As doações das fardas podem seguir dois fluxos operacionais: um deles se detém ao tingimento das fardas militares para doação aos profissionais (autônomos ou não) que trabalham em coleta e reciclagem; a outra frente do projeto é voltada para a descaracterização das fardas através de customização e costura, em parceria com um projeto de oficina de corte e costura para mulheres em situação vulnerável, cujos os produtos customizados geram fonte de renda para essas mulheres, exercendo assim a economia circular.

9. Peça Teatral Educação Financeira “Os Sonhos são Possíveis”

Cooperativa: Sicredi Serrana RS/ES e Sicredi Ouro Branco RS/MG

A peça teatral de Educação Financeira “Os sonhos são possíveis” terá a produção do Espaço da Arte. Um espetáculo voltado para o público jovem que irá percorrer escolas de Ensino Médio dos municípios das áreas de atuação das Cooperativas Sicredi Serrana RS/ES e Sicredi Ouro Branco RS/MG. As cooperativas concentram esforços para levar a educação financeira para associados e comunidade. Por isso, as duas cooperativas, através de uma ação de intercooperação, buscam iniciar um ciclo de apresentações desta peça teatral. A produção irá percorrer os 44 municípios da área de atuação das cooperativas na Serra Gaúcha, Vale do Caí e Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, envolvendo estudantes do Ensino Médio da rede pública e privada. O objetivo central da peça está em inspirar a mudança de comportamento em relação ao dinheiro, para que todos possam conquistar independência e liberdade financeira.

10. Empreender para Crescer

Cooperativa: Cootravipa

A cidade de Porto Alegre conta com 19 Unidades de Triagem que recebem todo o resíduo do programa de Coleta de Resíduos Seletivos da capital. Apesar dessas instituições gerarem renda para os
trabalhadores a elas vinculadas através da venda dos resíduos segregados, os valores por elas gerados, muitas vezes são insuficientes para cobrir as despesas operacionais, precarizando as
condições de trabalho e agravando a situação de vulnerabilidade social dessas comunidades. A falta de conhecimento nas áreas de gerenciamento e contabilidade também contribuem para as
dificuldades enfrentadas por estas instituições. Oferecer um ambiente mais seguro, formar pensamento empreendedor e promover a sustentabilidade dos empreendimentos, através de cursos de capacitação em diversos temas são algumas das intenções pretendidas pelo projeto.