Ir para o conteúdo principal

Prêmio Excelência em Gestão divulga cooperativas premiadas

Dia de festa! O Sistema OCB divulgou nessa terça-feira (5/12) as cooperativas contempladas com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023. O troféu ouro foi entregue para 17 cooperativas, enquanto o de prata ficou com outras 17 e o de bronze com 22, incluindo a Unimed Fronteira Noroeste/RS, de Santa Rosa, que conquistou a distinção no Nível Excelência. Das 56 cooperativas vencedoras, duas receberam o troféu ouro no nível de maturidade Excelência, que representa a categoria mais avançada da premiação. A cerimônia foi realizada em Brasília (DF) e contou com a presença de representantes do cooperativismo nas cinco regiões do País, incluindo o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann e o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto.

Outras 166 cooperativas receberam o Selo Reconhecimento, que certifica o compromisso com a busca pela excelência na gestão e evidencia o nível de desempenho atingido. Ele foi entregue às coops avaliadas com notas acima de 80%, mas que não alcançaram as faixas ouro, prata e bronze. Três cooperativas gaúchas receberam o Selo Reconhecimento: Sicredi Conexão, Sicredi Uniestados e Unimed Central de Serviços. No total, 310 cooperativas se inscreveram para a edição deste ano.

Nerci Roque ForigoPresidente da Unimed Fronteira Noroeste/RS: “A participação do Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão 2023, com a conquista do bronze em Excelência em Gestão, foi a coroação de um árduo e longo processo de implantação e implementação de uma estrutura de gestão e governança, com criação de processos robustos, avaliados e medidos por indicadores bem estruturados, que norteiam as tomadas de decisões, que vão gerar resultados que ajudam alavancar e dar sustentabilidade à cooperativa. Esperamos e acreditamos que essa conquista seja um estímulo e venha prospectar novas cooperativas a participar desse processo, pois isso eleva o nível de gestão de nossas cooperativas, e assim aumenta as probabilidades de bons resultados, fortalecendo cada vez mais o cooperativismo do nosso estado”.

Angelita Marisa Cadoná – Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Conexão: “Para nós da Sicredi Conexão, receber o Selo de Reconhecimento, que certifica o compromisso que temos na busca pela excelência na gestão é motivo de orgulho. A avaliação criteriosa das práticas e o desempenho obtido destaca a nossa responsabilidade com a busca incessante pela qualidade. Essa conquista reforça o impacto positivo que estamos causando, transformando vidas e contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atuamos. Dedicamos este reconhecimento aos nossos mais de 125 mil associados, sempre atuantes e comprometidos. Cada resultado alcançado é um testemunho do trabalho árduo e dedicado ao propósito de construirmos juntos uma sociedade mais próspera”.

Adelar Parmeggiani – Presidente da Sicredi UniEstados: “Esse reconhecimento é resultado dos esforços contínuos que fazemos na cooperativa. Juntos revisitamos processos, procedimentos e construímos um ambiente de aprendizado para que nossa empresa continue se desenvolvendo e tenha perenidade em suas ações. Entendemos que o Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas – PDGC, auxilia as instituições a revisitarem as suas áreas e processos quanto à estrutura de atuação e fundamentos da qualidade. A autoavaliação exige maturidade e conexão das áreas para que possamos entender onde estamos e onde queremos chegar. O trabalho desenvolvido em 2022 e 2023 foi de conscientização sobre a importância do Programa, de debates para identificarmos pontos positivos e pontos de melhoria para juntos elaborarmos planos de ação, agregando valor aos debates e definições”.

Jorge Guilherme Robinson – Presidente da Unimed Central de Serviços-RS: “Ter um sistema de gestão estruturado e funcional não é apenas uma obrigatoriedade para alcançar bons resultados, mas hoje também indispensável para a sustentabilidade e sobrevivência das empresas. Na Unimed Central de Serviços, há muitos anos seguimos o MEG – Modelo de Excelência em Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade, e os princípios do BSC – Balanced Score Card, que nos permitem uma perspectiva de curto, médio e longo prazo, com revisões e análises críticas periódicas, buscando garantir a satisfação de todas as partes interessadas. Consideramos muito importante participarmos do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, pois nos oferece a oportunidade de uma ampla avaliação externa de auditores especializados e experientes. O grande valor dessa avaliação é que ela serve tanto para reforçar e nos dar confiança nas boas práticas, quando nos apontar novas oportunidades de melhoria”.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a busca pela excelência faz parte do dia a dia cooperativista que busca, constantemente, se tornar cada vez mais forte e competitivo. “Medir o desempenho, por meio das nossas ferramentas, é extraordinário. Ver os resultados me traz a sensação de que vale a pena todo o trabalho feito pelas cooperativas do Brasil, com geração de mais prosperidade, índice de desenvolvimento humano, felicidade e renda. O cooperativismo muda vidas, cidades, muda todo um país”, declarou.

Ainda segundo o presidente, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão é uma ferramenta importante para que as cooperativas possam aperfeiçoar seus modelos de governança, com transparência, foco, profissionalismo e autogestão.

A Cocamar, do Paraná, e o Sicoob Credicom, de Minas Gerais, foram as grandes vencedoras do nível Ouro da categoria Excelência, entregue pela primeira vez. Com 35 troféus, Minas Gerais foi o estado com o maior número de cooperativas premiadas. Santa Catarina (6), Mato Grosso (4), Goiás (3) e Paraná (3) aparecem em seguida. Em relação aos ramos, o que registrou o maior número de premiações foi o Crédito (37) seguido do Agropecuário (9).

No geral, a região com maior representatividade foi a Sudeste, com 165 cooperativas inscritas (53%), seguida da região Sul, com 62 (20%). A região Centro-Oeste registrou 43 (14%) inscrições, enquanto a Nordeste totalizou 33 (11%). Já a região Norte contou com 7 participações (2%).

Avaliação

A avaliação teve início em maio deste ano com a etapa de envio de documentos e análise de evidências. Na segunda etapa foram realizadas visitas virtuais para validação das informações disponibilizadas pelas cooperativas nos formulários de autoavaliação. A análise qualitativa dos dados apurados nas visitas e avaliação da banca julgadora compuseram as etapas seguintes. No total, 65 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) estiveram envolvidos no processo.

A banca julgadora, responsável por definir as cooperativas contempladas, é composta por representantes de entidades parceiras do Sistema OCB que possuem conhecimento técnico sobre o cooperativismo. Neste ciclo de 2023, a banca é formada por Christiano Costa Moreira, analista do Banco Central do Brasil (BCB); José Aires Amaral Filho, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Silvio Farnese, diretor do Departamento de Comercialização da Secretária de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Valéria Gama Fully Bressan, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As cooperativas foram reconhecidas pelas boas práticas de gestão e governança divididas em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta com quatro níveis de maturidade: Primeiros passos para a excelência, aplicado a cooperativas que estão no estágio inicial de um programa de melhoria de gestão; Compromisso com a excelência, para cooperativas que estão em estágios iniciais de evolução dos seus sistemas de gestão e começando a medir e perceber melhorias nos seus resultados; Rumo à excelência, concedido as cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e os resultados já demonstram competitividade; e Excelência, para as que já possuem um sistema de gestão evoluído com resultados que comprovam competitividade.

Confira a lista das cooperativas reconhecidas com a melhor gestão do Brasil, por ordem alfabética e níveis de maturidade:

 Primeiros passos – Bronze

Primeiros passos – Prata

Primeiros passos – Ouro

Compromisso com a Excelência – Bronze

Compromisso com a Excelência – Prata

Compromisso com a Excelência – Ouro

Rumo à Excelência – Bronze

Rumo à Excelência – Prata

 Rumo à Excelência – Ouro

Excelência – Bronze

Excelência – Prata

Excelência – Ouro

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB