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Cooperativas gaúchas agem rápido para restabelecer serviços após forte temporal

O forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na terça-feira e madrugada de quarta-feira deixou um rastro de prejuízos para os gaúchos. Falta de energia elétrica, destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos, desabastecimento de água e interrupções de vias públicas foram alguns dos desafios que a população enfrentou após a passagem da tempestade que provocou chuvas intensas, queda de granizo e ventos que passaram dos 100 quilômetros por hora.

Diante desses problemas, as cooperativas gaúchas, movidas pelo espírito de coletividade e empatia, entraram em ação para oferecer respostas rápidas às comunidades afetadas pelo severo fenômeno climático.

Cootravipa

A Cootravipa, responsável pela Coleta Seletiva de Porto Alegre, mobilizou todo o seu efetivo nesta quarta-feira. Mais de 2 mil colaboradores foram remanejados e contribuíram para recolher com maior agilidade os resíduos espalhados pelas ruas da Capital. Esta ação permitiu que a população se beneficiasse com ruas mais limpas e livres dos vestígios deixados pelo temporal.

Celetro

A Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí Ltda (Celetro), que detém a permissão para o serviço público de distribuição de energia elétrica em 29 municípios da região central, também entrou em ação. Com mais de 115 mil beneficiários, a Celetro enfrentou interrupções no serviço devido ao temporal. No entanto, graças à agilidade e expertise das equipes de manutenção, 80% dos usuários já tiveram a energia restabelecida na noite de quarta-feira. A cooperativa trabalha incansavelmente para normalizar completamente a situação e minimizar os impactos causados pela tempestade.

Certel

A eficiência do planejamento, o uso de equipamentos de última geração e uma equipe altamente treinada fizeram a diferença para a Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia) enfrentar os desafios decorrentes do intenso temporal. De acordo com o vice-presidente da Certel, Daniel Sechi, cerca de 46 mil associados, de um total de 75 mil, foram afetados pela tempestade.

“Às 23 horas da terça-feira, tínhamos 46 mil associados sem energia. Às 7h30min da manhã da quarta-feira, apenas 8 mil clientes continuavam sem abastecimento”, relata Sechi.

Ele destaca que essa rápida recuperação foi possível devido ao monitoramento do fenômeno desde segunda-feira e às equipes com técnicos altamente preparados para enfrentar situações críticas, como a tempestade que se abateu sobre o Estado.

Sechi enfatiza a importância dos equipamentos de ponta, como os religadores utilizados pela Certel, que agilizam o processo de religamento das redes a partir do centro de operações. Isso permitiu que as equipes de manutenção atuassem de forma eficaz nos locais onde eram necessárias intervenções técnicas. As equipes trabalharam incansavelmente durante toda a madrugada para atender ao maior número possível de associados.

“Foram inúmeros os problemas encontrados, como árvores caídas nas estradas, obrigando a desobstrução, transformadores queimados por raios, postes caídos e fiação rompida”, relata.

Além disso, um plano de contingência entre cooperativas de infraestrutura que atuam na mesma região também foi acionado para enfrentar a situação emergencial.

“A intercooperação entre a Certaja, Cerfox, Coprel, Coopernorte e Certel mostra a força do cooperativismo. A partir de amanhã, receberemos mais caminhonetes, caminhões e equipamentos para auxiliar a resolver todos os problemas que ainda estão afetando nosso serviço.”

O vice-presidente da Certel lembrou ainda a importância das parcerias com as prefeituras, que também ajudaram bastante para a normalização da distribuição de energia aos associados.

Com isso, Sechi acredita que até o fim da tarde desta sexta-feira todos os associados terão os serviços restabelecidos. A superação dos desafios reforça a resiliência e a eficiência da Certel Energia em garantir o fornecimento de energia mesmo em condições adversas.

O Sistema Ocergs está acompanhando os impactos dos efeitos causados pelo temporal que atingiu o Rio Grande do Sul. Nos próximos dias, haverá condições de melhor avaliar os prejuízos e as medidas de apoio necessárias para o setor. A entidade também acompanha com atenção a previsão de novos eventos climáticos, conforme alertas da Defesa Civil.