Ir para o conteúdo principal

Mais de 2,5 milhões de investimento: Conheça os projetos contemplados pelo Fundo Social

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS (Sescoop/RS) divulgou, nesta sexta-feira (19), os 15 projetos selecionados pelo programa Fundo Social para serem implementados em 2024. Para esta edição, o Conselho de Administração da entidade destinou ao Fundo Social R$ 3 milhões, sendo que cada projeto poderá receber até R$ 260 mil, nos casos de projetos de intercooperação entre quatro ou mais cooperativas. A previsão é de que os projetos selecionados beneficiem mais de 24 mil pessoas.

O Fundo Social apoia projetos ligados aos pilares “Social” e “Ambiental” da agenda ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês) que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas áreas de educação, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. Além disso, visa atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o 7º Princípio do Cooperativismo: Interesse pela Comunidade.

Conheça os projetos contemplados por ordem de classificação:

1- Projeto Batalhão do Bem

Cooperativa: UNICRED PONTO CAPITAL

O projeto foca na reutilização de resíduos têxteis provenientes de fardas e vestimentas descartadas por unidades militares da região de Santa Maria. Essa iniciativa visa impulsionar a economia circular, aproveitando a matéria-prima têxtil para criar oportunidades sustentáveis. Além disso, o projeto oferece capacitação para o manejo adequado desses materiais, promovendo a profissionalização de artesãs, cidadania, cooperativismo e impacto socioambiental positivo.

Os objetivos abrangentes do “Batalhão do Bem” incluem não apenas a promoção da economia circular, mas também o estímulo à formação profissional, fortalecimento da cidadania e a criação de um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

O projeto ocorre em intercooperação com a cooperativa Unimed Santa Maria/RS.

2- Impulso Talentos do Agro

Cooperativa: COTRIJUC

O projeto busca identificar talentos do agronegócio para atuarem em diferentes funções e setores do cooperativismo. A ação contará com quatro encontros mensais, de junho a novembro, em instituições de ensino superior. A previsão é de participação de 50 alunos por instituição, de cursos de áreas afins, entre eles: Agronomia, Administração, Agronegócio, Gestão de Cooperativas, Medicina Veterinária e cursos técnicos em agropecuária. Os encontros entre estudantes e a cooperativa têm por objetivo formar talentos com o propósito de levar o cooperativismo mais longe.

O projeto ocorre em intercooperação com a cooperativa Camal.

3- Multiplicadores lixo zero contribuindo para cidades inteligentes e sustentáveis

Cooperativa: COOPERCONCÓRDIA

O projeto de intercooperação tem como propósito realizar palestras, com o objetivo de conscientizar e estimular boas práticas inovadoras de sustentabilidade e ações de mobilização voltadas para cidades inteligentes. As ações das cooperativas terão abrangência na região Noroeste do RS, atingindo, assim, diversos municípios e auxiliando na melhoria dos resíduos enviados para a Coopervida, cooperativa de triagem e reciclagem de resíduos da região. O projeto visa impactar positivamente nas comunidades e nas próprias cooperativas que serão multiplicadoras das práticas alinhadas à Agenda 2030 e com foco especial nas ODS.

O projeto ocorre em intercooperação com as cooperativas Unimed Fronteira Noroeste/RS, Cooperluz e Cresol Essência.

4- Viveiro da Cidadania

Cooperativa: COTRIJAL

Desde 2020, o programa Viveiro da Cidadania, uma parceria entre a Cotrijal e a APAE Passo Fundo, vem desempenhando um papel crucial na promoção da inclusão social e na transformação de vidas. O projeto, inicialmente motivado pelo cumprimento de cotas de pessoas com deficiência (PCDs) na cooperativa, revelou-se uma iniciativa notável ao proporcionar não apenas oportunidades de emprego, mas também o pleno exercício da cidadania para esse público.

O Viveiro da Cidadania destaca-se por sua efetiva inclusão social, indo além das exigências comuns de cotas PCDs. Contando com um espaço especialmente construído para o projeto, planejado por profissionais especializados, oferece infraestrutura e acessibilidade necessárias aos colaboradores, garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional.

No âmbito prático, o trabalho realizado no Viveiro consiste no cultivo de mudas nativas, utilizadas na recuperação de áreas degradadas. Essas mudas são distribuídas para associados e Unidades da Cotrijal, reforçando o compromisso ambiental e social do programa. O Viveiro da Cidadania é mais do que um projeto agrícola; é uma história de inclusão, dignidade e contribuição para o bem-estar da comunidade.

O projeto ocorre em intercooperação com a cooperativa Coeducars.

5- Jovens em ação: ideias que se conectam por uma sociedade mais próspera

Cooperativa: SICREDI UNIESTADOS

O objetivo do projeto é capacitar estudantes das cidades de atuação da Sicredi UniEstados do RS para que, a partir de uma pesquisa de campo em suas cidades de atuação, possam propor soluções para os problemas/necessidades identificados, conectando com os ODS: Redução das Desigualdades, Educação de Qualidade e Cidade e Comunidades Sustentáveis. 

São objetivos também do projeto engajar os estudantes quanto a temáticas formativas envolvendo inovação, impacto social e gestão de projeto e evidenciar o poder da cooperação no desenvolvimento de ações em prol da comunidade. 

6- Cooperar para Incluir: Transformando Vidas

Cooperativa: AURORA

O projeto será realizado na cidade de Bento Gonçalves, voltado para a promoção social e capacitação profissional das pessoas com deficiências, e das pessoas que são responsáveis por elas, visando a inserção no mercado de trabalho e consequentemente a melhora na condição de vida. O projeto acontecerá através da realização de oficinas nos principais pilares do empoderamento: auto estima, conhecimento educacional e equilíbrio financeiro, que permitam o desenvolvimento pessoal, profissional e o conhecimento sobre cooperativismo, impactando cerca de 200 beneficiários.

7- Programa Consumo Sustentável

Cooperativa: COASA

O Programa Consumo Sustentável teve origem para desenvolver atividades de formação que oportunizem às mulheres agricultoras condições para tomarem frente na implementação de práticas sustentáveis em suas propriedades. Nesta etapa, o programa visa implementar ações que alcancem todas as famílias das associadas.

O foco está na produção diversificada de alimentos, plantas bioativas, aproveitamento integral de alimentos, estimulando a segurança alimentar, manejo ecológico e contribuindo com a preservação do meio ambiente.

O impacto esperado é, ao final de 2024, ultrapassar 350 famílias assistidas diretamente pelo projeto com visitas técnicas nas propriedades, gerando segurança alimentar, cuidados com os ecossistemas, promovendo vida saudável no meio rural e garantindo a sustentabilidade das gerações atuais e futuras.

Deste modo, busca-se estimular a ampliação da biodiversidade e preservar o meio ambiente através da produção orgânica e sustentável, com uma comunidade de famílias, ousadas e transformadoras que levem o empreendedorismo para suas propriedades. 

8- Cotriel Educando para o Campo

Cooperativa: COTRIEL

O dilema enfrentado pelos jovens nas áreas rurais, muitas vezes, resume-se à difícil escolha entre preservar as tradições familiares no campo ou buscar horizontes mais amplos nas zonas urbanas em busca de oportunidades educacionais e de carreira. Essa decisão complexa é moldada por obstáculos como o acesso limitado à educação, recursos e serviços, além de um mercado de trabalho restrito, tudo isso em contraponto ao atrativo estilo de vida urbano.

A busca por soluções para esse dilema ganha destaque ao equilibrar a sustentabilidade das comunidades rurais com as ambições individuais dos jovens. O investimento em infraestrutura educacional, promoção do acesso à tecnologia e estímulo a iniciativas empreendedoras são peças-chave nesse quebra-cabeça. O objetivo do projeto é motivar os jovens a valorizar e fortalecer suas comunidades rurais por meio de atividades práticas e teóricas. Fomentar a educação voltada para o desenvolvimento sustentável, com foco na agricultura e meio ambiente. Além disso, proporcionar apoio à agricultura familiar, facilitar a transição para a era digital, estimular empreendimentos e impulsionar a economia nas áreas rurais são metas que visam encorajar iniciativas empreendedoras, marcando uma nova era no empreendedorismo rural, o chamado empreendedorismo 4.0. 

9- Viver Bem na Escola – Educação para a saúde

Cooperativa: Unimed Federação/RS

O Programa Viver Bem na Escola realizará oficinas voltadas para a prevenção da gravidez na adolescência em escolas da rede pública, direcionadas aos alunos das séries finais do ensino fundamental e ensino médio, abrangendo as áreas de atuação das Unimeds elencadas. A relevância desse projeto ganha destaque diante dos dados preocupantes apresentados por pesquisas, evidenciando mais de 124.000 crianças nascidas de mães entre 10 e 19 anos somente no Rio Grande do Sul no ano de 2021 (SINASC 2021).

Focando em cidades com maiores índices de gravidez na adolescência, como Cruz Alta (791), Montenegro (812), Canoas (4.272), Caxias do Sul (5.288), Uruguaiana (1.571), Santo Ângelo (968), Lajeado, Santa Cruz (2.661), Erechim (1.293), o programa visa abordar temas cruciais para o bem-estar dos jovens. Entre esses temas estão autoestima, planejamento de vida, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis (IST), acesso à prevenção via rede pública de saúde, autocuidado, como exames de rotina e vacinas. 

O projeto ocorre em intercooperação com as cooperativas Unimed Planalto Central/RS, Unimed Vale do Caí, Unimed Central de Serviços Auxiliares, Unimed Nordeste/RS, Unimed Uruguaiana/RS, Unimed Missões, Unimed Região da Fronteira/RS e Unimed V.T.R.P.

10- Dia de Cooperar

Cooperativa: SICREDI NOROESTE RS/MG

O Dia de Cooperar ocorrerá em 6 de julho, das 15 horas às 20 horas, na praça Henrique Becker Filho, em frente à Prefeitura de Três de Maio, local centralizado de fácil acesso para todos que queiram participar da ação. Serão oferecidos no local serviços voluntários como dentista, cabeleireiro, manicure, aferição de pressão arterial e glicemia e pintura de rosto. 

Juntamente com essas ações voltadas para a saúde e bem-estar, haverá workshops sobre temas relacionados a autoestima, cooperativismo, educação financeira, mercado de trabalho, empreendedorismo, energia elétrica e consumo consciente realizados pelos colaboradores das cooperativas envolvidas, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos dos participantes.  


O projeto ocorre em intercooperação com as cooperativas Unimed Alto Uruguai, Sicoob Credial Auriverde e Certhil – Desenvolvimento.

11- Educar e Cuidar: um olhar para saúde integral dos portadores de periodontite e diabetes 

Cooperativa: UNIODONTO PORTO ALEGRE

O diabetes constitui um sério problema de saúde pública, estimando-se que 642 milhões de pessoas no mundo terão esta enfermidade em 2030, e 783 milhões em 2045, de acordo com o IDF (International Diabetes Federation, na sigla em inglês). 

A periodontite é reconhecida como a sexta complicação do diabetes e um fator de risco para o descontrole glicêmico desta doença. Espera-se, com este projeto, atender um grande número de portadores de diabetes mellitus e periodontite, de forma a mostrar que o tratamento odontológico periodontal em pacientes diabéticos pode ser realizado com segurança. 

Este projeto tem como objetivo atuar de forma ampla com o propósito de difundir informação para a prevenção e cuidado de saúde com foco na doença periodontal e diabetes. Busca interagir em meio social com a comunidade através de ações de educação para a saúde, uma vez que a diabetes e suas consequências são um problema de saúde pública de grande impacto populacional e econômico.  

12- Cooperativismo e Inovação no Agronegócio: um Caminho de Experiências

Cooperativa: COTRIROSA

O objetivo do projeto é a realização de um evento de conhecimento e experiências que compreenderá seis momentos, sendo quatro preparatórios em comunidades (fase itinerante), um pré lançamento na Fenasoja e o evento final. 

As atrações serão direcionadas para os produtores rurais cooperados, porém aberto aos demais produtores rurais e comunidade em geral, como espaço de integração do campo e da cidade. Contará com diversas atrações simultâneas (palcos de palestras, apresentações culturais, música). A organização e execução será conduzida por grupos de trabalho heterogêneos de voluntários, dos públicos acima citados.

13- Empreender para Crescer – 2024

Cooperativa: COOTRAVIPA

Este projeto pretende formar o pensamento empreendedor e promover a sustentabilidade dos empreendimentos nas Unidades de Triagem. 

Além das Unidades de Triagem, a ação será estendida à comunidade, principalmente para quem trata dos resíduos, e dá o destino dos resíduos antes de chegar na Coleta Seletiva, como síndicos de grandes condomínios e cooperativas, que por vezes sequer fazem segregação de resíduos. 

Além disso, será dada continuidade na apresentação da peça teatral RecicladaMente para crianças, porém elas serão levadas ao teatro, promovendo assim não somente educação ambiental, mas também inclusão cultural, pois muitas dessas crianças sequer conhecem um teatro. 

14- Promovendo a Inclusão Financeira e Profissional de Jovens 

Cooperativa: SICREDI ESSÊNCIA

O projeto visa promover a inclusão social e profissional de jovens de baixa renda, fornecendo-lhes a oportunidade de adquirir experiência e desenvolver competências técnicas, financeiras e comportamentais. 

Compreendendo que a falta de conhecimento e habilidades financeiras representa uma barreira significativa para a melhoria da qualidade de vida desses jovens, o projeto assume o compromisso de oferecer ferramentas práticas e teóricas. Essas ferramentas visam não apenas capacitá-los a tomar decisões financeiras sustentáveis, mas também a equipá-los com as habilidades fundamentais exigidas pelo mercado de trabalho.

Profissionais experientes em diversas áreas conduzirão os cursos, abordando temas cruciais como educação financeira, expressão corporal, dicção e oratória, preparação para o mercado de trabalho, elaboração de projetos de vida, trabalho em equipe, construção de carreira sólida e até mesmo marketing pessoal. Acreditando que o desenvolvimento dessas habilidades técnicas, financeiras e comportamentais abrirá portas para uma vida mais próspera, o projeto se compromete a criar um ambiente de aprendizado inclusivo e de suporte, onde cada participante possa atingir seu potencial máximo e forjar oportunidades significativas no mercado de trabalho.

15- Empreendedorismo Social Inovador: transformando ideias em ações

Cooperativa: SICREDI REGIÃO CENTRO

Negócios sustentáveis com impacto social são essenciais no empreendedorismo social, que busca soluções inovadoras para lacunas sociais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

A capacitação “Empreendedorismo Social Inovador: transformando ideias em ações” visa equipar líderes de entidades sem fins lucrativos do centro do Estado para desenvolver projetos que abordem desafios locais e promovam transformação social sustentável. 

O projeto visa Investir nesse projeto significa investir em pessoas e comunidades, apostando no poder do empreendedorismo social para mudar o mundo, começando pela nossa comunidade.