Ir para o conteúdo principal

“Se analisarmos a crise financeira no agro, é um crescimento espetacular”, diz presidente do Sistema Ocergs

Modelo econômico pautado por não visar o lucro e com grande capilaridade no interior gaúcho, o cooperativismo também sofreu reflexos do clima no Rio Grande do Sul. Isso é observado na previsão dos números do setor para 2023, que devem ser fechados ainda este mês. A expectativa é que a expansão do faturamento chegue a 6,5% em relação a 2022. Se tomar como comparação a previsão do PIB brasileiro — espera-se algo em torno de 3% — representa mais que o dobro da economia nacional.

— É um crescimento espetacular, se analisarmos a crise financeira no agro, com a seca no primeiro semestre. Tivemos 45% de perda na soja e de 53% no milho. E com as enchentes em setembro em diante, que dizimaram o trigo — avalia o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

A previsão de 2023 mostra um crescimento menor na comparação ao dado de 2022, quando as cooperativas gaúchas faturaram 14,9% a mais em relação a 2021. Os negócios somaram R$ 81,9 bilhões.

Apesar do ritmo menos intenso, o setor é otimista em relação à base do negócio, que é ampliação do número de associados. Hoje, são 3,5 milhões de gaúchos, ou um terço da população do Estado.

— No capitalismo, os negócios precisam de escala para ter viabilidade. A cooperativa é uma sociedade que busca essa escala através da cooperação entre as pessoas — explica Darci Hartmann.

Por não visar o lucro, aquilo que sobra é reinvestido nos negócios. É um modelo que, hoje, viabiliza empreendimentos na agricultura, em transportes, saúde e fornecimento de crédito. Como todo negócio, há riscos. Entre 2022 e 2021, 187 cooperativas fecharam no país.

— No passado recente, a liquidação de algumas cooperativas se deu principalmente devido à falta de uma gestão eficiente. O conselho de administração (das cooperativas) é eleito pelos próprios cooperados, então há um desafio que é trazer pessoas qualificadas – alerta o advogado Vinícius Koenig, do escritório Costa & Koenig, especializado no atendimento de cooperativas de crédito.

Fonte: Coluna de Gianne Guerra, para o GZH.

Acesse também: Entrevista do presidente Darci Hartmann no programa Acerto de Contas da rádio Gaúcha sobre os resultados do cooperativismo em 2023. Entrevista com o presidente do Sistema Ocergs