Ir para o conteúdo principal

Coop gaúcho na estrada: Sistema Ocergs visita cooperativas do interior

Durante os dias 15, 16 e 17 de janeiro, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, acompanhado pelo superintendente do Sescoop/RS, Mario De Conto, e pelo gerente da área de Inteligência de Dados, Cássio Triches, realizaram uma série de visitas a oito cooperativas no interior do estado.

O principal objetivo da jornada foi apresentar as devolutivas aos gestores com o diagnóstico, alinhamento e as soluções formuladas pelo Sistema Ocergs para as cooperativas.

“Estamos apresentando as avaliações feitas visando melhorar a gestão e a governança das cooperativas”, afirmou De Conto.

Os empreendimentos visitados fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), uma iniciativa do Sescoop/RS voltado ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas. O foco do programa é incentivar a adoção de boas práticas de gestão e de governança. O diagnóstico é elaborado por meio de instrumentos de avaliação e ocorre em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

No dia 15 de janeiro, as visitas incluíram a Cooperativa Agrícola Água Santa (Coasa), em Água Santa, a Cooperativa Tritícola de Espumoso (Cotriel), no município de Espumoso, e, por fim, a Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá), em Ibirubá.

No dia seguinte, a equipe marcou presença na Cotripal Agropecuária Cooperativa de Panambi, em Panambi, na Cooperativa Mista São Luiz Ltda (Coopermil), em Santa Rosa, e na Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda (Cotrirosa), também em Santa Rosa.

No último dia do roteiro, a equipe do Sistema Ocergs visitou a Cooperativa Mista São Luiz Ltda (Coopatrigo), em São Luiz Gonzaga, e a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), em Cruz Alta.