Ir para o conteúdo principal

Uniodonto Porto Alegre é selecionada para projeto-piloto do ESGCoop, em parceria com Sistema Ocergs

Na busca por aprimorar suas práticas e promover um impacto positivo, a Uniodonto Porto Alegre foi habilitada para o projeto-piloto do programa ESGCoop, após ter participado do Diagnóstico ESGCoop e Matriz de Materialidade. Com a divulgação da escolha, o sistema Ocergs promoveu no último dia 19 de janeiro uma reunião online, na qual a cooperativa de planos odontológicos teve a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o programa.

“A Matriz de Materialidade nos permitiu gerar oportunidades por meio da identificação de temas relevantes, possibilitando a geração de valor”, explica a gestora do Sistema de Gestão da Uniodonto Porto Alegre, Liziane Meireles Dornelles. Ela acrescenta que foram identificados quais são os pontos de destaque e as prioridades de ações e investimentos para o decorrer do ano. “Garantimos o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, reforçando a nossa posição como um agente proativo no cenário ESG”, ressalta.

A Uniodonto Porto Alegre passará por uma capacitação intensiva de 184 horas, financiada pelo Sistema Ocergs, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a atualização da organização no contexto ESG (ambiental, social e de governança). Este esforço visa não só elevar a sua visibilidade no mercado, mas também implementar indicadores e práticas que reflitam os mais altos padrões de sustentabilidade e responsabilidade corporativa. 

Para a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, professora Paola Richter Londero, o programa ESGCoop é formado por uma série de iniciativas para auxiliar o desenvolvimento das cooperativas nessa temática. “Entendemos que após o diagnóstico inicial, é importante que a organização conheça quais temas são materiais para o seu negócio e é justamente isso que a Matriz de Materialidade permite”, destaca. A professora esclarece que antes de escalar uma solução para todas as cooperativas, é importante analisar os impactos e reflexos que elas terão, e que por isso são realizados os pilotos. 

“Hoje, temos várias soluções do Sistema Ocergs que estão em fase de piloto com cooperativas diferentes, mas para a Matriz de Materialidade ESG selecionamos a Uniodonto Porto Alegre e também a Coprel”, revela. Ela diz que a partir do que foi realizado, foram observados pontos de ajustes e também definidos os próximos passos. “A Uniodonto POA irá agora entrar na fase de capacitação orientada pelo diagnóstico e Matriz de Materialidade, de forma personalizada e baseada na realidade e estratégia da cooperativa”, completa.

O Programa ESGCoop, lançado pelo Sistema OCB (Organização da Cooperativas Brasileiras), é uma iniciativa que visa integrar estratégias de governança, responsabilidade social e ambiental ao modelo de negócios cooperativista em conformidade com as estratégias de ESG (do termo em inglês Environmental, Social and Governance). Essas três palavras representam os pilares da atuação corporativa focada na responsabilidade socioambiental. E esta é a orientação do cooperativismo desde o seu surgimento. O modelo de negócio se destaca por aliar crescimento econômico ao cuidado com as pessoas e com o meio ambiente.