Ir para o conteúdo principal

Lançado Programa de Formação para agentes de desenvolvimento cooperativista de 2024

No último dia 8 de fevereiro, ocorreu a live que marcou o início do Programa de Formação e Desenvolvimento Profissional dos agentes de desenvolvimento cooperativista de 2024. Na abertura da reunião, o gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Helio Loureiro de Oliveira, anunciou aos 104 membros presentes na sala virtual a continuidade do sistema de gamificação adotado no ano passado. Em seguida, ele convidou todos os participantes a acompanharem as apresentações repletas de novidades.

Na sequência, a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero, compartilhou informações sobre a criação do Programa de Ideias do Sistema Ocergs, que será lançado e detalhado no próximo dia 12 de março, na live preparatória para o South Summit Brazil. A professora explicou que o programa busca estimular a participação não apenas dos agentes, mas de todos vinculados com as cooperativas, para contribuir com ideias tanto para o sistema cooperativista quanto para o Sistema Ocergs. Ela enfatizou a importância da colaboração de todos para o crescimento coletivo. “Para que a gente possa juntos compartilhar, desenvolver e crescer cada vez mais. Vocês vão ser parte ativa desse processo”, destacou. 

A professora ressaltou ainda que serão oferecidas capacitações para orientar os participantes na estruturação das propostas. As melhores ideias sugeridas serão anunciadas no início de maio. Os projetos selecionados pela banca julgadora serão apresentados na Semana de Competitividade, que ocorre de 19 a 21 de junho. “Os autores selecionados terão a oportunidade de apresentar seus projetos durante o evento e serão premiados com ingressos, hospedagem e passagens para o CongregaRH 2024”, revelou. 

Além disso, Paola ressaltou que, este ano, a Semana de Competitividade é aberta para todos que tiverem interesse. “Não é algo exclusivo dos nossos agentes”, disse. Ela incentivou os agentes a convidarem pessoas com interesses em áreas de atuação como inovação, negócios e ESG, pessoas e lideranças e gestão orientada para dados a participar do evento.

South Summit Brazil 2024

Encerrando a live, a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista, Rafaela Comerlato, surpreendeu os participantes ao anunciar que os agentes de desenvolvimento cooperativista terão ingressos garantidos para o South Summit Brazil, além de hospedagem em Porto Alegre durante o evento. Cada cooperativa poderá indicar um titular e um suplente, conforme alguns critérios estabelecidos. Segundo ela, um ofício enviado aos presidentes das cooperativas e aos próprios agentes detalha as regras para usufruir desse benefício. 

O South Summit Brazil 2024, um dos maiores encontros globais de empreendedorismo e inovação, está agendado para ocorrer de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, e promete atrair uma multidão de 24 mil participantes e 500 palestrantes. Rafaela destacou que a participação dos agentes neste evento servirá como inspiração para a criação de propostas no Programa de Ideias, fechando assim um ciclo de oportunidades e crescimento para o cooperativismo. 

Assista a live completa aqui.