Ir para o conteúdo principal

Eleição define grupo gestor do comitê de jovens cooperativistas do RS

No último dia 5 de fevereiro, ocorreu a votação para eleger os membros do grupo gestor do Comitê de Jovens – Geração C do RS. A eleição resultou na escolha de Larissa de Souza Zambiasi, da Cooperconcórdia, para o cargo de coordenadora, Edra Marques de Paula, da Cootravipa, como vice-coordenadora, e Douglas Nattan Ribas Machado, da cooperativa Certhil Distribuição, como secretário executivo. Os mandatos, com duração de um ano, oferecem a possibilidade de uma reeleição para o mesmo cargo.

Além da eleição dos membros, o regimento interno do órgão foi aprovado durante a ocasião. O comitê tem como objetivo fortalecer a participação democrática dos jovens no cooperativismo, oferecendo um espaço para apresentação de demandas e necessidades específicas da Geração C, visando à construção conjunta de projetos e propostas para um cooperativismo mais justo, igualitário e inclusivo.

O comitê de jovens cooperativistas desempenha um papel preponderante como norteador do Sistema Ocergs em atividades de representação política e institucional, além de promoção social e educação cooperativista, perante as cooperativas brasileiras, a sociedade civil e o Sistema OCB. Dotado de autonomia no cumprimento de suas atribuições, é um órgão consultivo subordinado à Gerência Finalística do Sistema Ocergs.

Com a eleição dos membros do comitê e a definição de suas atribuições, ficou estabelecido que a coordenadora Larissa de Souza Zambiasi será responsável por representar o comitê perante o Sistema Ocergs, além de ser a porta-voz das demandas do grupo e conduzir as reuniões. A vice-coordenadora, Edra Marques de Paula, por sua vez, representará o comitê na ausência da coordenadora e conduzirá reuniões quando designada. Já o secretário executivo, Douglas Nattan Ribas Machado, organizará agendas e reuniões, bem como redigirá atas, relatórios de gestão e outros registros do comitê.