Ir para o conteúdo principal

Dia do Cooperativismo na Expoagro Cotricampo debaterá a importância dos jovens para a renovação do setor

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, participará na próxima quinta- feira (22) da abertura do painel “O Jovem e o Cooperativismo”, que acontecerá no Dia do Cooperativismo, durante a 8ª Expoagro Cotricampo, em Campo Novo. O evento contará com a presença de integrantes dos 17 comitês de jovens cooperativistas da Cotricampo e representantes do setor, que discutirão temas como a necessidade de incentivar os jovens a permanecerem no campo e a importância da participação deles na renovação do cooperativismo. Além disso, o presidente responderá cinco perguntas elaboradas pelos presentes.

“A juventude e a inovação tecnológica nos desafiam a sermos ágeis, velozes e certeiros. Não podemos nos dar ao luxo de errar, temos a responsabilidade de minimizar os riscos para nos tornarmos uma opção de destaque para essa juventude. Os jovens precisam estar preparados para mudar o cooperativismo e moldar um futuro no qual eles serão líderes exemplares desse modelo de negócio. A inclusão estratégica deles no movimento é fundamental para impulsionar e garantir a sustentabilidade das cooperativas”, destaca o presidente.

O Sistema Ocergs está empenhado em impulsionar e valorizar a participação dos jovens no cooperativismo. E para reforçar ainda mais o papel como agente de transformação, a instituição passou a integrar, em 2022, o Comitê Nacional de Jovens (Geração C), um ano depois criou o comitê estadual com o objetivo de fortalecer a participação democrática da juventude no cooperativismo, oferecendo um espaço para que possam apresentar suas demandas e necessidades específicas.

A ideia é construir projetos e propostas em conjunto, visando um cooperativismo mais justo, igualitário e inclusivo. Para fazer parte do Geração C, é necessário ter entre 18 e 34 anos, ser colaborador ou associado de uma cooperativa e ter pelo menos um ano de envolvimento com o cooperativismo.

Programação  Dia do Cooperativismo

 Quinta-feira – 22/02

9h – Abertura: Darci Hartmann,  Presidente do Sistema Ocergs 

Jovens do Comitê Geração C

Mediação:  Jéssyca Bolzan – Geração C

  9h50 – Painel: O jovem e o cooperativismo.

 Jéssyca Bolzan – Geração C

 Dyonatan Kaufmann –  Jovem Aprendiz da Cooperconcórdia

 Piá do Valmet – Geração C da Cotricampo

10h40 – Atividade: O empreendedorismo e o jovem empreendedor rural

             Alexandre Garcia – Consultor em Inovação

12h – Encerramento

8° Expoagro Cotricampo

A oitava edição da ExpoAgro Cotricampo acontecerá de 21 a 24 de fevereiro, no campo experimental da cooperativa, às margens da ERS-518, em Campo Novo. A programação da feira também contará com painéis, palestras e seminários, incentivando a troca de conhecimento com os associados que buscam qualificar a gestão da propriedade rural.