Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs define suas diretrizes estratégicas para o 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo

O Sistema Ocergs promoveu, no último dia 20 de fevereiro, uma oficina para definição das propostas de diretrizes estratégicas para o cooperativismo gaúcho. Com 140 participantes, os trabalhos foram desenvolvidos no Hotel Deville, em Porto Alegre, e visam consolidar as propostas do segmento para serem discutidas durante o 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que acontece de 14 a 16 de maio, em Brasília.

No evento, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, salientou os grandes desafios que o setor terá pela frente. Uma das prioridades, segundo ele, é preparar as organizações econômicas e sociais para o jovem associado. “É urgente que criemos cada vez mais canais de participação dos jovens para fomentar um cooperativismo inclusivo”, pondera. Hartmann também afirma que a inclusão do jovem no cooperativismo vai trazer ao segmento outras expectativas, necessidades e modelos de negócios. 

O presidente do Sistema Ocergs ressalta também a relevância do Congresso Brasileiro de Cooperativismo para o debate desse e de outros temas cruciais. “O momento é de afunilar e definir nossas grandes prioridades e, depois, debater com os outros estados da região Sul e alinhar as estratégias para continuarmos avançando neste processo de excelência e crescimento”, destaca.

Ao término dos trabalhos, foram delineados os principais desafios, oportunidades e ameaças enfrentados pelas cooperativas gaúchas, bem como elaboradas diretrizes estratégicas para o avanço do cooperativismo no estado. O superintendente do Sescoop/RS, Mario de Conto, explicou aos participantes que o material produzido deverá ser encaminhado até o dia 22 de março para sua consolidação. Posteriormente, até o dia 19 de abril, a equipe do Sistema OCB consolidará e incorporará as contribuições estaduais à proposta final de diretrizes para o 15° Congresso. 

CBC definirá os rumos do cooperativismo brasileiro

No evento, a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, falou, diretamente de Brasília, sobre a importância do CBC e da preparação de propostas para o maior evento do cooperativismo brasileiro. Segundo ela, é importante conhecer os principais desafios das cooperativas. Com essas informações “vamos debater as diversas estratégias e definir as diretrizes para os próximos anos”, destaca.

Com o tema “Construindo prosperidade que se multiplica”, o Sistema OCB cria o ambiente perfeito no CBC para a tomada de grandes decisões e definição dos rumos do movimento cooperativista do País.

Com o objetivo de proporcionar resultados impactantes para impulsionar o fortalecimento e crescimento do setor cooperativista no Brasil, o Sistema OCB traça metas ambiciosas e inovadoras, a partir da realização do congresso. O cooperativismo visa alinhar-se às necessidades da sociedade, buscando constantemente o desenvolvimento e a melhoria de suas estratégias.

Nesta edição, o objetivo é, não apenas continuar moldando o futuro do movimento, concentrando esforços na geração de renda e prosperidade para cooperados e comunidades, mas também planejar e desenvolver novas estratégias para alcançar o Desafio BRC R$ 1 Tri. Lançado em agosto de 2022, o projeto estimula as cooperativas a atingirem, até 2027, a marca de R$ 1 trilhão em prosperidade e 30 milhões de cooperados.

Na última edição, mais de 1,5 mil participantes, incluindo autoridades mundiais e nacionais, dirigentes cooperativistas, cooperados, embaixadores, ouvintes e membros da imprensa, uniram-se para discutir o futuro do cooperativismo.

Para este ano, a expectativa é ainda maior. “Vamos trabalhar para garantir que nossa capacidade de nos diferenciar e liderar mudanças seja evidente em todas as nossas ações, oferecendo produtos e serviços cada vez mais alinhados às necessidades da sociedade. Mantendo sempre o propósito cooperativista de atuar em prol de um mundo mais justo, equilibrado e feliz”, enfatiza o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Confira as fotos do evento aqui.