Ir para o conteúdo principal

Escoop forma décima turma do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas

A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) realizou a solenidade de formatura da turma 2024 do curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas no último dia 23 de fevereiro, na Casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs na Expointer, em Esteio. A mesa da sessão solene contou com as presenças do diretor geral da Escola Superior do Cooperativismo, José Máximo Daronco, do patrono da turma e superintendente do Sistema Ocergs, Mário De Conto, da paraninfa da turma, professora Rosane Oliveira Duarte Zimmer, da coordenadora do curso de Graduação, Rejane Inês Kieling, do professor homenageado, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, e do funcionário homenageado, Kleiton dos Santos Ramos.

Em sua fala, o diretor José Máximo Daronco parabenizou os seis formandos e destacou a importância do momento, ressaltando que essa é a décima turma formada pela Escoop, totalizando 129 diplomados. Ele salientou o compromisso da instituição em oferecer o melhor ensino, mencionando com orgulho a nota máxima obtida pelo curso de graduação em Gestão de Cooperativas na avaliação do MEC em 2023.

Daronco garantiu que a Escoop vai continuar trabalhando para proporcionar a todos os alunos e ao sistema cooperativista, soluções inovadoras e de excelência na aprendizagem e pesquisa, destacando os aspectos da inclusão, diversidade e inovação. Completando, ele aconselhou os alunos para “primar sempre, pelos princípios da razoabilidade e da legalidade em suas vidas profissionais, defendendo suas posições com elegância, sutileza e objetividade, sendo cidadãos e cooperativistas exemplares”.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas ostenta um histórico de mais de uma década no fornecimento de qualificação profissional para liderança e gestão em cooperativas de todos os ramos de atividade. Com aulas que combinam teoria e prática, o curso proporciona uma experiência imersiva no mundo real das cooperativas, a partir de vivências e elaboração de projetos que integram conhecimentos teóricos com práticas de gestão eficazes observadas em cooperativas de excelência.

Na Escoop, a convicção é de que a educação desempenha um papel fundamental na sustentabilidade das cooperativas e do movimento cooperativista. A busca incessante pelo conhecimento não só prepara para os desafios do presente, mas também garante a viabilidade e a prosperidade das organizações cooperativas. Tanto na graduação quanto na pós-graduação, o objetivo é aprimorar habilidades e fornecer ferramentas essenciais para a administração eficaz das coops.

Além disso, os projetos educacionais da Escoop vão além do ensino de conhecimentos técnicos e científicos, abordando também os valores e princípios fundamentais do cooperativismo. A formação de novas lideranças comprometidas com o fortalecimento do sistema cooperativista é uma prioridade constante.

O patrono da turma e superintendente do Sistema Ocergs, Mário De Conto, aconselhou os formandos a terem um pensamento crítico e explicou porque isso é importante para gestores de cooperativas. “Em um mundo cada vez mais complexo e interconectado, é fundamental ser capaz de analisar e compreender as diferentes perspectivas, identificar oportunidades e desafios, e tomar decisões que beneficiem não apenas a organização, mas também a sociedade como um todo”, ensinou.

Para a paraninfa da turma, Rosane Oliveira Duarte Zimmer, são muitos os registros de memória que confirmam o cooperativismo como a expressão legítima da concretude de sonhos. “Hoje se reverbera na boniteza desta formatura”, constatou. “Que as curvas da vida nos permitam muitos reencontros, muitas ágoras, muitos abraços e muito sonhamentos cooperativistas por um mundo menos feio, mais sustentável e com mais dignidade”, acrescentou.

O último a se pronunciar na sessão solene foi o orador Alisson da Silva Bacelar. Ele lembrou que a caminhada foi, não apenas feita de teorias e conceitos, mas também de valores fundamentais que moldaram o caminho e a visão para o futuro. “A Escoop não apenas nos forneceu conhecimento acadêmico, mas também nos guiou na compreensão da importância da colaboração, solidariedade e coletividade no mundo das cooperativas”, ressaltou. 

Ele finalizou destacando que o verdadeiro sucesso não está apenas na obtenção do diploma, mas na aplicação dos valores e conhecimentos adquiridos para criar um impacto positivo nas comunidades e organizações.