Ir para o conteúdo principal

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça está com inscrições abertas até 30 de março de 2024

Estão abertas as inscrições para a 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, uma iniciativa do Ministério das Mulheres, que tem como objetivo promover políticas e práticas organizacionais que eliminem barreiras de gênero e raça no local de trabalho. Empresas interessadas em participar, sejam elas públicas ou privadas, têm até 30 de março de 2024 para manifestar interesse.

O programa oferece às organizações a oportunidade de obter o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, um reconhecimento oficial do Governo Federal para iniciativas que promovem a igualdade no ambiente de trabalho, combatendo ativamente as discriminações de gênero e raça.

Para participar, as empresas devem preencher a Ficha de Adesão disponível na página do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e enviar para o e-mail programaproequidade@mulheres.gov.br. A adesão é voluntária e sujeita a critérios específicos, incluindo a publicação de relatórios de transparência salarial e remuneratória, e a comprovação de medidas de combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho.

Após a adesão, as participantes precisam desenvolver e implementar um Plano de Ação explicitando como vão desenvolver as ações de promoção de equidade de gênero e raça de forma transversal dentro da organização. Este plano deve ser concluído no prazo máximo de dois anos, conforme especificado no edital.

Saiba mais sobre o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

O Programa, criado em 2005, chegou a contar com 122 organizações, ao longo de suas seis edições anteriores, atingindo direta e indiretamente cerca de 1 milhão de funcionárias e funcionários. Agora em sua 7ª Edição, conta com a parceria da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ONU Mulheres, Ministério da Igualdade Racial e Ministério do Trabalho e Emprego.


Fonte: Movimento Mulher 360