Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs participa de reunião para avaliar o Plano Safra 24/25

O Sistema Ocergs participou, na última semana, de uma reunião para avaliação de proposta para o Plano Safra 24/25 com diversas entidades do setor agrícola. Na ocasião, foi apresentada a proposta da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e, também, um estudo elaborado pela Gerência de Inteligência de Dados do Sistema Ocergs sobre o acesso e volume de recursos do Plano Safra utilizado pelas cooperativas gaúchas.

O encontro, ocorrido na sede da Cooperativa Cotripal, serviu para analisar a proposta da OCB e propostas complementares, que seguem em discussão. Na reunião, as entidades envolvidas apresentaram diversas demandas, como em relação à reservação de água, ao seguro agrícola e também quanto à necessidade de mudanças na legislação e maior apoio do governo, especialmente à produção de milho no Rio Grande do Sul.

“A OCB está sistematizando e consolidando as propostas para apresentar o pedido do cooperativismo para o Ministério da Agricultura e para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar”, destaca a gerente do Jurídica do Sistema Ocergs, Micheli Mayumi Iwasaki, que esteve presente na reunião.

Além do Sistema Ocergs, participaram da reunião o Sistema OCB, a FecoAgro/RS, a Cotripal, a Cotrirosa, a Cotrisal, a Cotriel, a Cotrijal e, também, a Cotricampo.