Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs reinaugura Casa do Cooperativismo na Expodireto com visita do Ministro da Agricultura

A Casa do Cooperativismo foi reinaugurada no primeiro dia da 24ª Expodireto Cotrijal, com a presença de autoridades, associados e a visita do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o espaço reflete os ideais e os objetivos do cooperativismo.

“É essencial avançarmos na valorização das pessoas, na identificação de oportunidades e na busca pela sinergia entre os membros das cooperativas. Essa abordagem gera uma sinergia poderosa, capaz de promover o desenvolvimento das comunidades em que atuamos. O cooperativismo está em constante crescimento e devemos avançar com entusiasmo para garantir um futuro melhor para nossos associados. Vamos seguir em frente com determinação e urgência, pois o cooperativismo não espera”, destacou o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

Durante sua visita à Casa do Cooperativismo, o ministro Carlos Fávaro abordou pautas como juros, crédito agrícola, linhas de financiamento para produção rural e a importância do fortalecimento do setor cooperativista. “O governo federal investe em programas sociais e nós queremos usar o cooperativismo para incentivar o empreendedorismo”, revelou.

Casa do Cooperativismo

O espaço é um exemplo de inovação e incentivo ao cooperativismo. A Casa passou por uma reformulação completa para mostrar aos visitantes a diversidade de mercadorias produzidas dentro das cooperativas. Com três salas de reuniões que podem ser usadas pelas cooperativas e uma arquitetura vertical, pretende se tornar um ponto de conexão entre as entidades.

A proposta é oferecer experiências mais enriquecedoras aos associados e mostrar ao público que o cooperativismo é uma forma inovadora e valorosa de se fazer negócios, presente em diversos segmentos da economia.

A Casa abriga também o espaço SomosCoop, uma exposição de produtos com o selo Somoscoop, criado para facilitar a identificação de produtos e serviços provenientes de cooperativas, incentivando o consumo consciente. Além disso, a programação inclui rodadas de negócios, encontros com autoridades políticas e do setor, bem como eventos que destacam a relevância econômica do cooperativismo.

Destaque para o Workshop de Comunicação, que busca capacitar profissionais da área para contribuir estrategicamente nas cooperativas, e para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão RS, reconhecendo a evolução e sustentabilidade econômica das cooperativas. No Dia da Mulher, haverá um encontro específico para lideranças femininas, oficializando a implantação do Comitê Elas pelo Coop no Estado, como parte do planejamento estratégico do Sistema Ocergs.

Abertura da Expodireto Cotrijal

O presidente do Sistema Ocergs Darci Hartmann também participou da abertura oficial da  24ª Expodireto Cotrijal. A feira, que reúne 570 expositores em 131 hectares, receberá este ano representações de pelo menos 60 países. A expectativa é de superar os resultados de 2023, quando o parque de exposições recebeu 320,5 mil visitantes e gerou um total de R$ 7 bilhões em negócios.

“A nossa expectativa para a feira é positiva. O cooperativismo só tem força quando as pessoas se unem e buscam um objetivo comum. Por isso acreditamos que a Expodireto desse ano vai mais uma vez superar as expectativas”, destaca Darci Hartmann.