Ir para o conteúdo principal

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão RS é lançado na Expodireto

Com o objetivo de reconhecer as cooperativas que se destacam pela qualidade e competitividade, através da implementação de práticas de governança e processos gerenciais eficazes, o Sistema Ocergs lançou o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na última quinta-feira (7) na Casa do Cooperativismo, durante a Expodireto Cotrijal.

A iniciativa, que faz parte do Plano Gaúcho de Desenvolvimento para o Cooperativismo, RSCOOP150bi, visa estimular o crescimento do setor, priorizando a profissionalização da gestão e governança para gerar impactos positivos na sociedade, impulsionando o desenvolvimento das cooperativas, gerando empregos e criando oportunidades.

“Nossa intenção é incentivar as cooperativas a adotarem práticas de gestão saudáveis e eficientes, fornecendo ferramentas para promover melhorias na governança e gestão. O prêmio representa o reconhecimento do empenho das cooperativas em busca da excelência”, destacou o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

O prêmio é direcionado às cooperativas vinculadas ao Sistema Ocergs, sendo avaliadas com base em critérios de governança, gestão e desempenho financeiro. Os vencedores receberão um selo de reconhecimento, além de prêmios em categorias específicas. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 1° de abril pelo link: https://relacionamento.ocergs.coop.br/premiosomoscooprs

“ Nó desenvolvemos soluções baseadas nas necessidades das cooperativas, buscamos com o prêmio estimular a participação das cooperativas nos programas de capacitação”, avalia Mário de Conto, superintendente do Sescoop/ RS

A proposta tem como objetivo estimular as cooperativas a adotarem práticas de gestão exemplares, fortalecendo o setor cooperativista como um todo. “Governança e gestão bem estruturadas não apenas promovem a eficiência interna das cooperativas, mas também refletem diretamente em uma pujança econômica duradoura. É através de uma gestão sólida e eficiente que alcançaremos patamares mais elevados de desenvolvimento e contribuiremos de maneira significativa para o crescimento econômico do país.” ressalta Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB.

Campo em Debate

O prêmio Excelência em Gestão foi lançado durante a transmissão ao vivo do programa “Campo em Debate”, direto da Casa do Cooperativismo na Expodireto. Sob a mediação da jornalista Gisele Loeblein, o evento contou com as presenças do secretário de Agricultura do Estado, Giovani Feltes, do presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, do presidente da Cotrijal, Nei Mânica, da superintendente da OCB, Tania Zanella, e do superintendente do Sescoop/RS, Mário de Conto.

Juntos, discutiram a relevância das cooperativas para o desenvolvimento social e econômico do estado. Além disso, a tecnóloga em gestão de cooperativas e produtora rural Larissa Zambiasi, representando o comitê de jovens cooperativistas, compartilhou sua experiência na administração da propriedade da família e a importância da sucessão na melhoria da gestão. Para conferir o programa completo, acesse o site GZH.