Ir para o conteúdo principal

Workshop de Marketing reforça estratégias para o futuro das cooperativas

A Casa do Cooperativismo na Expodireto Cotrijal foi palco de um dos eventos mais aguardados do Sistema Ocergs: O Workshop de Comunicação e Marketing, realizado nesta quarta-feira (06), em Não-Me-Toque. O encontro reuniu gestores e profissionais da área de comunicação das cooperativas com o objetivo de debater e desenvolver estratégias inovadoras para o setor.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Sistema Ocergs ressaltou a relevância da comunicação como impulso para o desenvolvimento. “Ao adotarmos estratégias de comunicação transparentes e envolventes, podemos expandir nossa influência, consolidando o prestígio e a confiança”, declarou Darci Hartmann.

O evento contou com a participação de palestrantes renomados que compartilharam conhecimento sobre gestão da inovação, inteligência artificial, tecnologia e dados, oferecendo uma perspectiva prática e aplicável às operações diárias das cooperativas. O workshop destacou a necessidade de uma abordagem ágil e estratégica para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da transformação digital.

O palestrante Dado Schneider falou sobre a importância de uma comunicação eficaz para explicar à sociedade o funcionamento do cooperativismo. “Não há nada mais moderno do que cooperar, e os profissionais de comunicação precisam explicar para a sociedade o trabalho realizado dentro das instituições e, com isso, alavancar o poder do cooperativismo”, afirmou.

Em um cenário no qual a comunicação desempenha um papel crucial, Lara Silbiger, head de produtos B2C e editora do portal Sloan Management Review Brasil, compartilhou sua visão sobre o tráfego pago, destacando a relevância de diversificar as estratégias de comunicação.

“Seja através de um conteúdo valioso no portal, uma sólida relação com a imprensa, parcerias com influenciadores digitais ou uma presença efetiva nas redes sociais com conteúdo orgânico. A sincronização de diversas mídias, seja espontânea ou paga, é o caminho do sucesso”, ressaltou a palestrante.

Além disso, Lara falou também sobre o papel da inteligência artificial na aceleração da produtividade, e melhor compreensão do público-alvo. “As cooperativas precisam encarar a inteligência artificial como uma aliada estratégica, proporcionando um diferencial competitivo”, acrescentou.

O professor da ESPM, João Finamor abordou o posicionamento das cooperativas na era digital, apresentando estratégias para melhorar o ranqueamento de sites, blogs e redes sociais .“É essencial estarmos sempre na primeira página do Google, para isso é preciso considerar não apenas a palavra-chave literal, mas todas as palavras relevantes para o nosso setor. Além disso, a velocidade do site e a performance técnica são fundamentais para o sucesso online”, comentou.

Sobre a importância do Linkedin como uma ferramenta para conexões profissionais, Finamor destacou a necessidade de personalização nas interações. Ele ressaltou temas como meio ambiente, governança e práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) como áreas valiosas para compartilhamento das informações.

O encontro também contou com a participação da gerente de Comunicação e Marketing do Sistema OCB, Samara Araújo, que levou a plateia a uma reflexão sobre a força das marcas cooperativas na sociedade atual. Em sua apresentação, ela detalhou os objetivos e estratégias por trás da campanha “Somos Coop”, que visa disseminar os valores e princípios cooperativistas de maneira acessível e atrativa para o público em geral. A iniciativa representa um passo significativo para consolidar o cooperativismo como uma escolha consciente e positiva na mente dos consumidores.

DIA C

O Workshop de Marketing não se limitou a ser apenas um evento informativo, mas também uma prova do comprometimento do Sistema Ocergs em desenvolver as comunidades, com o lançamento da campanha “Dia de Cooperar 2024” (Dia C), que este ano pretende doar 12 toneladas de alimentos, beneficiando 1 milhão de pessoas.

Desde o início em 2009, o projeto se destaca por promover a responsabilidade social através do voluntariado, incorporando os princípios cooperativistas na prática. No ano passado, as cooperativas realizaram 877 ações, beneficiando 315.353 pessoas, com a participação de 18.953 voluntários. O “Dia de Cooperar” não só representa uma contribuição para as comunidades, mas também evidencia o compromisso contínuo das cooperativas gaúchas em fazer a diferença na vida das pessoas.