Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs leva uma das maiores delegações ao South Summit Brasil, com mais de 150 cooperativistas

Entre os dias 20 e 22 de março, milhares de pessoas estarão em Porto Alegre para a terceira edição do South Summit Brazil, encontro global de inovação que ocupará os armazéns do Cais Mauá, no Centro Histórico da capital gaúcha. E o setor cooperativista será um dos mais representativos no evento, com 100 colaboradores de cooperativas e 51 do Sistema Ocergs.

Ao todo, 73 cooperativas estarão representadas no evento. O objetivo é ampliar a capacitação e odesenvolvimento, já que a delegação vai acompanhar as palestras, criar conexões e gerar ideias que fortaleçam o eixo da inovação dentro do cooperativismo. Para essa mobilização, o Sistema Ocergs investiu mais de R$ 230 mil.

“O South Summit é um dos maiores eventos do mundo na inovação. E inovação tem tudo a ver com o cooperativismo, trazendo uma série de oportunidades para nossas cooperativas se desenvolverem ainda mais, gerando mais renda e crescimento para todos”, enfatiza o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

A presença no South Summit faz parte de uma série de ações do Sistema Ocergs em favor da inovação no cooperativismo. Dentro do programa RSCOOP150, já foram anunciados R$ 3 milhões em investimentos para o desenvolvimento do ecossistema de inovação no segmento no Estado. A participação também contribuirá para as cooperativas enviarem seus projetos para o Programa de IDEIAS, que está recebendo propostas até o dia 20 de abril.

A iniciativa reunirá projetos que fomentem a inovação, a melhoria de processos e o aumento da eficiência, além de resolver problemas e fortalecer as sociedades cooperativas. Podem participar cooperados e colaboradores de cooperativas registradas e regulares no Sistema Ocergs, assim como os colaboradores da organização. 

Os desafios devem responder a questões sobre as temáticas “Pessoas, Negócios e ESG, Gestão orientada por dados e Comunicação”, respectivamente. Uma das premiaçõespara a melhor ideia de cada desafio será a inscrição dos participantes vencedores no CONGREGARH, que acontece nos dias 22 a 24 de maio, com hospedagem incluída. 

As cooperativas contam também com o InovaCoop RS, iniciativa da ESCOOP que traz uma série de oportunidades para as cooperativas, como capacitações, participação em missões técnicas e eventos e interação com ecossistemas de inovação. Em 2023, o Sistema Ocergs promoveu o 1º InovaCoop RS Summit, no Instituto Caldeira.